Texto originalmente escrito por Edilene Lasmar de Faria, Dasa do Suddha Dharma Mandalam.
Texto
revisado por Margareth Gonçalves (Ma Devi Dasika).
Sri Bhagavan Narayana
Na
ciência da Suddha Dharma Mandalam se estabelece à existência de um excelso ser
denominado Sri Bhagavan Narayana, que, em conjunto com uma plêiade (grupo de
pessoas ilustres) de Anjos, Siddhas e Yogues que vivem em diferentes planos da
matéria, dirige a evolução total de todos os seres existentes nos vários reinos
da natureza.
Esse Excelso Ser é quem envia ao plano deste mundo terrestre os
Avataras, tais como foram Rama, Krishna, Buda, Cristo e outros.
Para a clareza
deste estudo temos de especificar três aplicações distintas da palavra
Narayana, a qual tem três significados, segundo o que se deseja expressar.
A
palavra Narayana pode significar o GOVERNADOR ou CONSCIÊNCIA DIRETRIZ DO
UNIVERSO.
Também pode indicar o HIERARCA DIRETOR DA EVOLUÇÃO DOS SERES QUE
HABITAM UM PLANETA e, igualmente, pode designar a CONSCIÊNCIA DORETORA DE UM
INDIVIDUO.
Em
resumo, as três acepções principais da palavra NARAYANA:
O
NARAYANA CÓSMICO ou CONSCIÊNCIA UNIVERSAL;
O
NARAYANA DIRETOR de um planeta habitado;
O
NARAYANA ou a CONSCIÊNCIA PESSOAL DIRETOR DE UM INDIVÍDUO.
A
figura de Narayana apresenta-se aqui com
um aspecto andrógino, porque representa a consciência original que
transcende os opostos.
Dele se originam
Yoga-Devi, que é o aspecto feminino, os Kumaras, Dakshinamurti e Naradeva que
representa o aspecto masculino.
TRONO
O
trono como função universal de suporte da glória aqui, mais uma vez, simboliza
a manifestação da grandeza divina de Narayana.
Junto do trono temos a
Yoga-Danda, que é o Bastão do Poder, este bastão é usado para transmitir poder
espiritual nas consagrações e nas iniciações.
Os tronos hindus são de várias
naturezas: o PADMASANA, assento ou pedestal de lótus exprime a harmonia
cósmica.
O trono simboliza a manifestação universal tomada no seu florescimento total, que
encerra o equilíbrio e a harmonia; é o suporte da manifestação gloriosa de Deus, da misericórdia e da
beatitude.
O trono divino encontra-se sobre a água, domina o conjunto das
potencialidades cósmicas ou o oceano da substância primordial, o que nos faz
lembrar o símbolo hindu e búdhico do lótus que floresce na superfície da água e
que é, simultaneamente a imagem do universo e o assento da divindade
revelada.
O trono simboliza também, o direito
divino dos soberanos. Simboliza a pessoa que exerce o poder: uma decisão do
trono atesta a presença contínua da autoridade e a sua origem divina..
AURA
Materializada
em torno da cabeça e do corpo de Narayana, a aura simboliza glória para o Ser
em sua totalidade, designando os seres solares, dotados de luz divina. È a
manifestação dos corpos sutis de cada indivíduo, sendo comparada á uma espessa
nuvem luminosa.
Sua coloração é variada, de acordo com o nível de evolução da
consciência.
A luz é sempre um sinal divino de sacralização (comunhão,
santificar a alma).
ADORNOS:
Coroa
Como
adorno da parte mais nobre do ser, a coroa tem um significado simbólico de
realçar a divindade.
A coroa é considerada uma insígnia (emblema, um sinal) da
elevação do espírito sobre o corpo.
OURO
O
ouro, metal usado nos adornos, foi sempre considerado o mais nobre dos metais;
é dúctil (moldável), fácil de polir, brilhante, resistente ao calor e à acidez,
sendo por isso um símbolo de imutabilidade, eternidade e perfeição.
Entre
outras coisas, por causa de sua cor, é identificado em quase todos os lugares
com o sol e com o fogo.
Por essa razão, ele também é um símbolo do conhecimento
(principalmente do esotérico), da perfeição absoluta, da iluminação e da
imortalidade.
Tem o brilho da luz, diz-se na Ìndia que é a luz mineral.
Tem o
caráter ígnio, solar e real, até mesmo divino.
Os ícones de Buda são dourados,
símbolo da iluminação e da perfeição absoluta.
O fundo dos ícones das imagens
budistas é dourado, reflexo da luz celeste.
O ouro, dizem os Brâmanes é a
imortalidade.
Pedras
Preciosas
As
pedras preciosas são o símbolo de uma transmutação do opaco ao translúcido e em um sentido espiritual, da
imperfeição à perfeição.
ESMERALDA- Refreia
a lascividade (luxúria), aumenta
a memória.
RUBI-
Mantém boa saúde, protege e reconcilia.
PÉROLA- Simboliza a sublimação dos
instintos, a espiritualização da matéria, a transfiguração dos elementos, o
termo brilhante da evolução.
Por sua forma esférica e seu brilho
inimitável, a pérola também é considerada um símbolo da perfeição.
Em virtude
de sua dureza e imutabilidade, simboliza a imortalidade.
Anel
O
anel é o símbolo do poder, de domínio espiritual e material.
Assim, o anel é o
símbolo do saber e do poder.
É como uma
aliança, um elo que marca um domínio espiritual e material.
Círculo
O
círculo retrocede para si mesmo, sendo por isso um símbolo da unidade, do
absoluto e da perfeição.
Por ser linha infinita, simboliza o tempo e a
infinitude.
O disco é um símbolo solar,
também representando o ciclo da vida e da morte.
Colar
O
colar simboliza a redução do múltiplo ao uno. Símbolo da unidade.
Japa-Mala
O
significado geral da palavra
é "corrente”, de qualquer espécie.
Usado
na entoação dos Mantras(sons primordiais do universo, sílabas de supremo poder)
.
O som dos mantras harmonizam as vibrações da “aura”(campo magnético do corpo
físico) e dos átomos físicos.
Esse som representa o Ekashara,
o som básico do ser vivente e que é necessário atualizar para despertar os sentidos da alma.
Manto
O
Manto indica a “pele protetora” dos veículos sutis.
Tal pele isola o indivíduo
das más vibrações que viajam pelos éteres. Símbolo da proteção.
Livra das más
influencias sutis, pensamentos ou sensações que viajam pelo espaço sem que o
vejamos, mas que nos trazem indesejáveis
pensamentos e baixas sensações.
Posturas
Narayana
está sentado na postura (ásana) ARDHA SIDDHASANA, também chamada de Meia
Postura da Perfeição.
Esta
postura tem como finalidade trazer disciplina
física e mental, além de preparar para a continuidade das práticas e de
outras posturas.
DEDOS:
em todas as épocas, sinais com os dedos
ou com as mãos foram recursos de
expressão psíquica(mente, espírito, alma) e espiritual.
MAÕS:
é o símbolo da atividade, do poder e de dominação. A palavra manifestação tem a
mesma raiz que Mão; manifesta-se aquilo que pode ser seguro ou alcançado pela
mão.
BRAÇOS :são o símbolo da força e do poder. Diversas
divindades hindus possuem mais de dois braços para exprimir sua onipotência.
Narayana
está representado aqui, com quatro braços.
Os braços exprimem sua onipotência.
Em
uma de suas mãos Ele segura ou sustenta o planeta terra, o qual Ele governa e
dirige.
A
outra mão ilumina e irradia a luz do seu coração (Atma) a este planeta.
Na
mão esquerda ao alto Ele segura uma concha
que simboliza o movimento na permanência.
A forma helicoidal da concha
do caracol constitui um pictograma(figura) universal da temporalidade, da
permanência do ser através das
flutuações da modificação.
Por ter a
forma de figura geométrica tão difundida na natureza, simboliza também, a
evolução da vida. O som produzido por esta concha, é uma arma contra os
demônios.
Na
mão direita (ao alto), Ele traz um disco em torno de seu dedo.
O disco, que por
ser um círculo retrocede para si mesmo, sendo por isso um símbolo da unidade,
do absoluto e da perfeição.
Por
ser linha infinita simboliza o tempo e a infinitude.
O disco é um símbolo solar, ele representa a
tendência sáttwica (pura), volta explicitamente ao simbolismo do disco como
arma, também, como sol. Destrói iluminando.
CORES
VERMELHO:
simboliza Sri Yoga Devi personificação
da Shakti (energia)de Brahman, posto que fogo é o poder purificador e
energizante principal nesta vida terrestre.
Cor
do fogo e do sangue: como eles possui um significado simbólico ambivalente.
No
sentido positivo: cor da vida, do amor, da devoção , da fecundidade e da paixão
fervorosa...no sentido negativo: cor da guerra, do poder destruidor do fogo,
derramamento de sangue e do ódio.
ALARANJADO:
o meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o alaranjado é a mais actínia
(elemento radioativo que emite radiação eletromagnética, de número atômico,
resplandecente, radiante) das cores.(radiar significa resplandecer, emitir
raios de luz ou calor).
Esta
cor simboliza antes de tudo o ponto de equilíbrio entre o espírito e a matéria.
DOURADO:
(amarelo ouro) indica a inteligência, o despertar do sétimo chakra (sahasrara).
O manto desta cor é utilizado nos estudos e conferencias.
O
amarelo simboliza a essência divina, é a cor da eternidade, como o ouro é o
metal da eternidade.
O manto, cor do ouro e do sol, possui virtudes mágicas.
Diz-se que a luz do ouro torna-se, por
vezes, um caminho de comunicação nos dois sentidos, um mediador entre os homens
e os deuses.
O açafrão deve suas
propriedades profiláticas ( prevenção de doenças)à sua cor.
AZUL:
cor da sabedoria transcendental. denota devoção celestial. O azul é a mais
profunda das cores.
O azul é a mais imaterial das cores.
A natureza o apresenta
geralmente feito apenas de transparência, de vazio acumulado.
O vazio é exato
(vazio do ar, da água, do cristal, do diamante).
O azul é a mais fria das
cores, e em seu valor absoluto a mais pura
, a exceção do vazio total do branco neutro.
Imaterial em si mesmo, o azul
desmaterializa tudo aquilo que dele se impregna.
É o caminho do infinito,
onde o real se transforma em imaginário.
Impávido, indiferente, não estando em
lugar nenhum a não ser em si mesmo, o azul sugere uma ideia de eternidade tranquila e altaneira, que é sobre humana.
O
Azul tem uma gravidade solene, supra
terrena.
CORES
DO COLAR: (Branco, Rosa, Vermelho, Azul),
Branco:
reúne todas as cores, simboliza Sri Bhagavan Narayana.
Cor da luz, da pureza e
perfeição.
Associado ao absoluto, ao começo e ao fim e a união de ambos.
Rosa:
dedicado a Sri Bhagavan Mitra Deva, a cor rosa simboliza a regeneração e iniciação aos mistérios.
Encontram-se estes
dois elementos componentes da cor rosa: o vermelho e o branco, com seu valor
simbólico tradicional, em todos os planos (
do profano ao sagrado) Simbolizando:
Devoção , Paixão, Pureza , Amor
transcendente e Sabedoria Divina.
Sri Yoga Devi
O
culto á Mãe é o culto de Deus como Mãe Divina,
ou seja o aspecto feminino Dele
mesmo.
Shakti
é o poder de Deus ou energia cósmica.
Shakti é o aspecto energético do Ishwara ou seja Narayana.
Shakti é inerente a Deus.
Assim como não se
pode separar o calor do fogo, de igual modo não se separa a Shakti de Deus.
A
eletricidade, o magnetismo, a força, o calor, a luz, os cinco elementos e
suas combinações são em sua totalidade,
as manifestações externas da Shakti.
A
inteligência, o discernimento, o poder psíquico e a vontade são suas
manifestações internas.
Na Fraternidade Universal, Yoga Devi representa
a energia que unifica toda a
assembléia dos Mahatmas, Siddhas, Rishis e Yogues, tal como o fio que une as
contas de um colar.
TRONO
Yoga
–Devi está sentada em um trono chamado PADMÁSANA, assento de lótus.
A
flor de lótus tem um papel simbólico e significativo.
Visto que suas flores fecham à noite, recolhendo-se para a
água, e só voltam a desabrochar ao nascer
do sol, o lótus é um antigo símbolo da luz; tudo nela tem um significado próprio: a haste
representa que tudo na vida provém dela; a folha representa a terra fértil; a
flor o colo materno;o botão a virgindade; as flores abertas o sol; a flor
inteira é o símbolo da beleza, da felicidade e da eterna renovação.
A flor de lótus de 8 pétalas, é um símbolo de
todos os pontos cardeais e, portanto, também um símbolo da harmonia cósmica; neste sentido, é
encontrada freqüentemente como símbolo da meditação.
A “gema na flor de lótus”
(mani padme) é o nirvana, já, latente no mundo.; ela pode ser branca, azul, rosa
ou vermelha que surge em águas lamacentas; o lótus é o símbolo da pureza que sobrepuja a
impureza.
A flor de lótus aberta é um símbolo da
criação.
A flor de lótus cor de rosa representa o emblema solar .; a de mil pétalas simboliza a totalidade de
todas as revelações espirituais.
Geralmente este trono ou pedestal de lótus
encontra-se sobre a água.
Como massa uniforme indiferenciada, simboliza a
infinitude de possibilidades ou os primórdios de todo devir, a matéria prima
.
Simboliza também a força de regenerescência e purificação física, psíquica e
espiritual.
Reservatório de energia.
As águas trazem vida, força e pureza,
tanto no plano espiritual quanto no físico.
ÁGUA
Geralmente
este trono ou pedestal escontra-se sobre a água.
Como
massa uniforme indiferenciada, simboliza a infinitude de possibilidades ou os primórdios de todo o
devir, a matéria prima.
Simboliza também a força de regenerescência e
purificação física, psíquica e espiritual.
Reservatório de energia.
As
águas trazem vida, força e pureza, tanto no plano espiritual quanto no físico.
A
água é a forma “substancial” da manifestação, a origem da vida e o elemento da
regeneração corporal e espiritual, o símbolo da fertilidade, da pureza, da
sabedoria, da graça e da virtude.
A água é o instrumento da purificação ritual,
esta tem um papel essencial.
Na Índia e no Sudeste Asiático, é costumeiro se fazer abluções nas estátuas já sacralizadas e também nos devotos.
LAGO
Simboliza
as forças permanentes da criação.
Os lagos (para muitos) são moradas dos
Deuses.
Os lagos são considerados também como palácios subterrâneos de diamantes, jóias de cristais, de onde surgem
seres divinos.
AURA
Yoga-Devi
traz em torno de sua cabeça a aura ou a luz divina que rodeia os seres
iluminados, simbolizando a sua glória.
ADORNOS
Coroa:
A
coroa deYoga-Devi , traz a figura de uma concha.
A concha, evocando as águas
onde se forma, participa do simbolismo da fecundidade própria da água.
Também
tem o ouro como metal; esta coroa é constituída de pedras preciosas: esmeralda,
rubi e muitas pérolas. De maneira geral, a pérola é um símbolo lunar e feminino
ligado à lua, à água e a mulher.
Símbolo
de uma ordem análoga: o das pérolas enfiadas em um cordão, é o rosário, o
SUTRATMA, a cadeia dos mundos, penetrados e unidos por ÁTMA, o espírito
universal.
Assim
o colar de pérolas ou a pulseira simbolizam a unidade Cósmica do Múltiplo, a
integração dos elementos dissociados de um ser na unidade da pessoa, o
relacionamento espiritual de dois ou mais seres.
Simboliza a superação dos
instintos, a espiritualização da matéria, a transfiguração dos elementos, o termo brilhante da evolução.
Anel:
É
o símbolo do poder de domínio espiritual e material.
Manto:
Símbolo
da proteção.
Braceletes
e pulseiras:
Simbolizam
a unidade, a perfeição ( por ser um círculo, retrocede para si mesmo).
POSTURAS (ásanas)
Estas
posturas são necessárias para manter e conservar o corpo físico em condições
ideais, já que o mesmo serve como um templo, ou mesmo como um estojo de
proteção aos corpos sutis.
A saúde física também é necessária para obtenção de
um conhecimento superior e de um desenvolvimento mais profundo.
As posturas
físicas dentro das práticas de Suddha Raja Yoga,têm por finalidade o
aprimoramento e o perfeito domínio do corpo físico, através de uma prática
constante e natural, sempre coordenada e dirigida pela mente, pois só desta
forma se poderá atingir objetivos profundos e mais elevados.
Yoga Devi está sentada na postura chamada:
SIDDHASANA ou Postura da Perfeição, postura que leva à libertação.
Yoga-Devi está representada aqui , também, com quatro
braços.
Na
mão esquerda (para o alto) , Ela segura
uma flor de lótus fechada que simboliza a totalidade de todas as possibilidades
ainda não manifestadas.
É também símbolo
do coração do homem.
Na
outra mão ( para o alto), Ela segura um
Japa -Mala que é usado na entoação dos Mantras.
O
som dos Mantras harmonizam as vibrações da aura e dos átomos físicos.
Este som
representa o Ekáskshara, o som básico do ser vivente e que é necessário
atualizar para despertar os sentidos da alma.
Esses
gestos com as mãos são chamados MUDRÁS.
Do
lado esquerdo, a mão para baixo, com todos os dedos estendidos, a palma para
frente, é chamado de VARADA-MUDRA. Yoga -Devi em seu aspecto Kali (aspecto feminino de Shiva ), destrói os
elementos não permanentes do universo; indica também que a Deusa está preparada
para lhe satisfazer um desejo, ou lhe conceder bênçãos; com esta mesma mão Ela
apóia a Yoga- Danda (bastão de poder).
Do
lado direito, a mão levantada, com os dedos estendidos, palma para a frente, é chamado ABHAYA- MUDRA.
Esse mudra
livra do medo e protege aqueles que invocam a Mãe Cósmica, indica também benção
e confiança.
Os
mudrás ABHAYA e VARADA, representam respectivamente a pacificação espiritual e
o dom do conhecimento; o primeiro, ABHAYA, é acima de tudo efetuado pela mão
direita, o segundo, VARADA, pela mão esquerda.
CORES
Rosa,
alaranjado, amarelo-ouro (dourado)-já foram comentadas.
Verde:
indica saúde e vida, o verdor dos campos, o vigor das árvores com suas flores e
frutos, a abundância do sustento diário dos seres.
Cor
da renovação anual da natureza, é a cor da esperança, da longevidade e da
imortalidade.
O verde, mediador entre o calor e o frio (amarelo e azul), o alto
e o baixo.
É uma cor tranquilizadora, refrescante, humana.
Representa o
despertar das águas primordiais, o despertar da vida.
O verde dá uma impressão
de repouso terreno e de contentamento consigo mesmo.
Violeta:
é a cor intermediária entre o vermelho e o azul.
O violeta simboliza a
mediação, o equilíbrio (entre o céu e a terra, entre o espírito e o corpo,
entre o amor e a sabedoria), a medida e a temperança.