quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O QUE É A.U.M ?


Por: Ma Devi Dasika, (Margareth Gonçalves)

A um conceito tão subjetivo,  dificilmente poderíamos dar explicações resumidas, principalmente se procurássemos usar palavras adequadas.

 Tratarei de expor a importância deste assunto   tanto como formação conceptual, como também pêlos efeitos vibratórios, que esta sílaba mística exerce em nossas práticas meditativas. 

Sendo o Ser Supremo uma “substância”, que está através do todo e mesmo Ele sendo o todo, permanece mais além  de sua  manifestação no espaço infinito como imanifestado, onde somente existe  a sabedoria e além dela, o Aspecto Sintético Unitário de Deus, representado pela sílaba OM. (aí não existe a condição de Mônada, ou seja a individualidade). 

Quando Ele deseja manifestar-se (dia de Brahman), torna-se múltiplo e milhões de fragmentos.

 Dele mesmo tomam sua individualidade, surgindo o primeiro componente do pranava AUM , representando então  o Espirito do ser. Pela junção entre Espirito e Energia, (shakty Divina) surge  a matéria  constituindo finalmente aquilo que é chamado de manifestação.

 Quando acontece a manifestação, o Parabrahman constitui a  mesma e permanece  na não manifestação, porque Ele (Parabrahman)  é o todo , é o Uno(podemos também dizer que é o tudo e o nada). 

O ideal da vida evolutiva do ser, é a aproximação eterna ao Parabrahman , que habita em cada um de nós e também  no espaço infinito. O primeiro aspecto de manifestação tripla é:

(A) – Primeira letra
Espirito, Para  nossa maior compreensão o chamaremos Principio de Vida. Este principio de vida se manifesta, segundo seja o veículo ou envoltura em que se encontre.

 Assim é chamado PURUSHA, quando o corpo ou kosha é o Ananda- Maya ou veículo de Luz. É PARAMATMA, quando a envoltura é Vignana- Maya ou veículo do conhecimento.

 É ATMA, no Manomaya-Kosha ou veículo  dos pensamentos.

 YIVATMA, no Pranamaya-Kosha ou veículo de vitalidade e por último é chamado AKSHARATMA no corpo denso ou físico, no Annamaya-Kosha, que é constituído por alimentos. Também o estado de consciência é diferente em cada uma das envolturas  com que se reveste o espirito e que são segundo ele  mesmo segundo a ordem anterior:

Turiyatita                                            
Swapna (estado de sono)
Turiya (samadhi)                                   
Yagrat (vigilia)
Sushupti (sono profundo)



As envolturas com que se revestem  o Principio de Vida, podem  ir se solidificando, segundo seja o progresso  obtido no caminho evolutivo, e quando o ser por seus méritos, já não está obrigado a voltar a reencarnar neste denso mundo físico.

(U) – Segunda Letra
Matéria Raiz ou Mula- Prakriti (evolução cósmica)
A matéria raiz ou Mula- Prakriti está modificada em Sete Raios ou Reckas,(como é chamado no hinduismo). 

Pelas variadas funções destes diferentes  raios  estão constituídos os sete mundos externos ou Lokas da cosmogonia. 

É manejada  por grandes sábios chamados Sikandis. 

Doam a matéria para encarnações de Avatara- Purushas e constituem a matéria que é sublimada dos 24 tatwas (elementos dos corpos astrais). 

Os sete mundos externos ou Sapta- Lokas, de onde provem o Princípio de Vida segundo seu estado evolutivo são:

a)      PRANAVA-LOKA: É o grande mundo constituído por Mula- Prakriti ou Matéria –Raiz, e permanece como OM. Ë o assento de Brahm (Deus), formado de luz divina.

b)      NADA-LOKA: É o lugar onde moram  Maha- Brahma, Maha-Vishnu e Maha- Shiva. Está caracterizado por: Existência em plenitude (SAT), consciência suprema (CHIT) e luz (ANANDA).

c)      BINDU- LOKA: É o assento de Brahma Shakty  (energia feminina), de Brahma (criador), Vishnu (mantenedor), Shiva (renovador).

d)      SABDA- LOKA: Akasa (éter)

e)      NIRMALA- LOKA: Prana (ar)

f)        MAHASUDDHA- LOKA: Tejas (fogo)

g)      SUDDHA- LOKA: Apas (água)

h)      PRITHIVI- LOKA: Prithivi (terra)

Estes sete Lokas ou mundos formados pêlos raios, estão relacionados com uma quíntupla disposição material do Cosmos, quer dizer:

ANANDAMAYA,
VIGNANAMAYA,
MANOMAYA,
PRANAMAYA e
ANNAMAYA KOSHA.

Há uma íntima relação entre os planos ou   mundos do universo e das envolturas do ser.

 Os mundos que são formados desde a letra d) até a letra h), são setenárias, sendo os da terra os seguintes:
BHU,
BHUVANA,
SUBHAHA,
MAHAR,
JANA,
TAPA,
SATYA (e é exatamente aqui que se formam os sete raios de evolução do  ser humano, mais conhecido aqui no ocidente como EL MORYA , SAINT GERMAIN, HILARION, ETC......então dá para se perceber que Fraternidade Branca Universal não é somente os  sete raios evolucionantes para nós, estes são “simplesmente” o desdobramento  de um complexo muito maior de departamentos onde atuam os Mestres dessa Fraternidade. 

Todos governados por excelsos seres, preocupados em nos passar sabedoria, mante-la e destruir os obstáculos para o conhecimento da Yoga Brahma Vidya ou Ciência Sintética do Absoluto).

Prakriti (evolução humana): Esta matéria está constituída  pêlos 24 elementos atômicos chamados Tatwas; formam a base estrutural dos cinco corpos ou envolturas (koshas), com que se envolve o princípio de vida, ou seja, o mundo interno do ser.

 Estes tatwas por sua vez, estão agrupados segundo seja o plano em que tenham sua origem. 

Primeiramente está  a matéria do AVYAKTA TARWAKUTA ou corpo de yoga, é matéria indiferenciada, quer dizer, seu estado é de Unidade Eterna, é a origem do todo.

 Em seguida está MAHAT TATWAKUTA; é a primeira manifestação da matéria, origem de tudo que é criado. Aqui reside a força chamada Buddhi ou intelecto.

 MANAS TATWAKUTA; é o corpo de emoções ou morada da mente. 

INDRIYAS TATWAKUTA;  Grupo do conhecimento..... órgãos  sensoriais: (gnanendriyas): olhos, ouvidos, nariz, língua, pele.

Órgãos da ação ( karmendriyas) boca, mãos, pés, órgãos reprodutores, órgão  excretor.

Cinco Mahabutas ou elementos primordiais: terra, água, ar, fogo, e éter. .......... e suas qualidades Tanmatras: visão, audição, olfato, sabor e tato. 



É exatamente aqui que acontecem os fenômenos mediúnicos, sendo assim, fica claro que não existe paranormalidade, são fenômenos totalmente normais, todas as pessoas os possuem; o que acontece é que as pessoas que já trabalham com a mediunidade , têm seus Tanmatras   desenvolvidos, ou seja, não são acontecimentos do além, e sim, acontecimentos perfeitamente naturais provenientes da constituição dos nossos corpos etéricos. 

  Esse mediunismo  é chamado na Índia de Siddhis ou seja poderes.
O Ahankara, que é o conceito do eu e constitui a individualidade, é o 24°´TAYWA, compenetra os quatro grupos e domina especialmente o grupo Manas (mente). 

É a árvore da qual provém o Yagrat ou Manifestação  alternante.
O  outro aspecto do pranava OM  é o da  SHAKTY ou Energia Divina, serve de ligação entre o Espirito e a Matéria e é representada pela letra M,  dando dinamismo a ambos (matéria e espirito), já que  sozinhos, são estáticos. 

Esta energia que é BRAHMA- SHAKTY (energia feminina) translada o incognicível Brahman (deus imanifesto), ao conhecível universo manifestado (yagat). Esta energia é tripla:
a)     DEVI- SHAKTY:  É a união com o Paramatma (Narayana) funciona naquilo que está relacionado com a criação, conservação e convergência do universo.

b)  ESHA- SHAKTY: É desta energia a constituição das Encarnações Divinas (avataras purushas) que descendem de tempo em tempo para proteger as leis divinas.

c)      GUNAMAYA- SHAKTY: É a energia com que funcionam os seres humanos. Ela segue em duas direções: Atma- Para   e Prakriti- Para. A primeira de tendência espiritual e a Segunda de tendência material.

O aspecto Prakriti- Para da Gunamaya- Shakty é conhecido como as três gunas ou qualidades da matéria. SATWA (inteligência), RAJAS (ação), e TAMAS (inércia). São as leis  que nos ligam à matéria e que nos fazem escravos da mesma.

O aspecto ATMA- PARA  é de transcendência espiritual e é regido pelas três ATMA- SHAKTYS  do conhecimento, desejo e ação.
Como podemos perceber, a manifestação é composta por A  Espirito, U Matéria e   M Energia, têm sua origem no Parabrahman ou Deus único e transcendente.

 Esta matéria é diferenciada com o objeto de que possamos compreender, e apesar da multiplicidade existe uma eterna união , formando um só corpo cósmico.

 Nossa finalidade é chegar a compreende-la e conhece-la. Com o devido conhecimento  e as práticas meditativas do sistema de Suddha Raja Yoga, que é a síntese de todas as modalidades de yoga, poderemos acrescentar nossa consciência, que se traduzirá  em um acréscimo cada vez maior ao mérito de contatar com o Supremo Espírito de Deus; este contato será de eterna aproximação a ELE ( BRAHMA- SAMIPYA). 

Segundo os Mestres de Sabedoria, este acervo de conhecimentos será sempre coroado de  maior sabedoria e  luz indescritível.

Dharmameva Jayathe,