Por: Ma Devi Dasika, (Margareth Gonçalves)
A um conceito tão subjetivo, dificilmente poderíamos dar explicações
resumidas, principalmente se procurássemos usar palavras adequadas.
Tratarei de
expor a importância deste assunto tanto
como formação conceptual, como também pêlos efeitos vibratórios, que esta
sílaba mística exerce em nossas práticas meditativas.
Sendo o Ser Supremo uma
“substância”, que está através do todo e mesmo Ele sendo o todo, permanece mais
além de sua manifestação no espaço infinito como
imanifestado, onde somente existe a
sabedoria e além dela, o Aspecto Sintético Unitário de Deus, representado pela
sílaba OM. (aí não existe a condição de Mônada, ou seja a individualidade).
Quando Ele deseja manifestar-se (dia de Brahman), torna-se múltiplo e milhões de
fragmentos.
Dele mesmo tomam sua individualidade, surgindo o primeiro
componente do pranava AUM , representando então
o Espirito do ser. Pela junção entre Espirito e Energia, (shakty Divina)
surge a matéria constituindo finalmente aquilo que é chamado
de manifestação.
Quando acontece a manifestação, o Parabrahman constitui a mesma e permanece na não manifestação, porque Ele
(Parabrahman) é o todo , é o Uno(podemos
também dizer que é o tudo e o nada).
O ideal da vida evolutiva do ser, é a
aproximação eterna ao Parabrahman , que habita em cada um de nós e também no espaço infinito. O primeiro aspecto de
manifestação tripla é:
(A) – Primeira
letra
Espirito, Para nossa maior compreensão o chamaremos
Principio de Vida. Este principio de vida se manifesta, segundo seja o veículo
ou envoltura em que se encontre.
Assim é chamado PURUSHA, quando o corpo ou
kosha é o Ananda- Maya ou veículo de Luz. É PARAMATMA, quando a envoltura é
Vignana- Maya ou veículo do conhecimento.
É ATMA, no Manomaya-Kosha ou veículo dos pensamentos.
YIVATMA, no Pranamaya-Kosha
ou veículo de vitalidade e por último é chamado AKSHARATMA no corpo denso ou
físico, no Annamaya-Kosha, que é constituído por alimentos. Também o estado de
consciência é diferente em cada uma das envolturas com que se reveste o espirito e que são
segundo ele mesmo segundo a ordem
anterior:
Turiyatita
|
Swapna (estado de sono)
|
Turiya (samadhi)
|
Yagrat (vigilia)
|
Sushupti (sono profundo)
|
|
As envolturas com que se
revestem o Principio de Vida, podem ir se solidificando, segundo seja o
progresso obtido no caminho evolutivo, e
quando o ser por seus méritos, já não está obrigado a voltar a reencarnar neste
denso mundo físico.
(U) – Segunda
Letra
Matéria Raiz ou Mula-
Prakriti (evolução cósmica)
A matéria raiz ou Mula-
Prakriti está modificada em Sete Raios ou Reckas,(como é chamado no hinduismo).
Pelas variadas funções destes diferentes
raios estão constituídos os sete
mundos externos ou Lokas da cosmogonia.
É manejada por grandes sábios chamados Sikandis.
Doam a
matéria para encarnações de Avatara- Purushas e constituem a matéria que é
sublimada dos 24 tatwas (elementos dos corpos astrais).
Os sete mundos externos
ou Sapta- Lokas, de onde provem o Princípio de Vida segundo seu estado
evolutivo são:
a) PRANAVA-LOKA: É o grande
mundo constituído por Mula- Prakriti ou Matéria –Raiz, e permanece como OM. Ë o
assento de Brahm (Deus), formado de luz divina.
b) NADA-LOKA: É o lugar onde
moram Maha- Brahma, Maha-Vishnu e Maha-
Shiva. Está caracterizado por: Existência em plenitude (SAT), consciência
suprema (CHIT) e luz (ANANDA).
c) BINDU- LOKA: É o assento de
Brahma Shakty (energia feminina), de
Brahma (criador), Vishnu (mantenedor), Shiva (renovador).
d) SABDA- LOKA: Akasa (éter)
e) NIRMALA- LOKA: Prana (ar)
f)
MAHASUDDHA- LOKA: Tejas (fogo)
g) SUDDHA- LOKA: Apas (água)
h) PRITHIVI- LOKA: Prithivi
(terra)
Estes sete Lokas ou mundos
formados pêlos raios, estão relacionados com uma quíntupla disposição material
do Cosmos, quer dizer:
ANANDAMAYA,
VIGNANAMAYA,
MANOMAYA,
PRANAMAYA e
ANNAMAYA KOSHA.
Há uma íntima relação entre
os planos ou mundos do universo e das
envolturas do ser.
Os mundos que são formados desde a letra d) até a letra h),
são setenárias, sendo os da terra os seguintes:
BHU,
BHUVANA,
SUBHAHA,
MAHAR,
JANA,
TAPA,
SATYA (e é exatamente aqui
que se formam os sete raios de evolução do
ser humano, mais conhecido aqui no ocidente como EL MORYA , SAINT
GERMAIN, HILARION, ETC......então dá para se perceber que Fraternidade Branca
Universal não é somente os sete raios
evolucionantes para nós, estes são “simplesmente” o desdobramento de um complexo muito maior de departamentos
onde atuam os Mestres dessa Fraternidade.
Todos governados por excelsos seres,
preocupados em nos passar sabedoria, mante-la e destruir os obstáculos para o
conhecimento da Yoga Brahma Vidya ou Ciência Sintética do Absoluto).
Prakriti (evolução humana):
Esta matéria está constituída pêlos 24
elementos atômicos chamados Tatwas; formam a base estrutural dos cinco corpos
ou envolturas (koshas), com que se envolve o princípio de vida, ou seja, o
mundo interno do ser.
Estes tatwas por sua vez, estão agrupados segundo seja o
plano em que tenham sua origem.
Primeiramente está a matéria do AVYAKTA TARWAKUTA ou corpo de
yoga, é matéria indiferenciada, quer dizer, seu estado é de Unidade Eterna, é a
origem do todo.
Em seguida está MAHAT TATWAKUTA; é a primeira
manifestação da matéria, origem de tudo que é criado. Aqui reside a força
chamada Buddhi ou intelecto.
MANAS TATWAKUTA; é o corpo de emoções ou
morada da mente.
INDRIYAS TATWAKUTA; Grupo do conhecimento..... órgãos sensoriais: (gnanendriyas): olhos, ouvidos,
nariz, língua, pele.
Órgãos da ação ( karmendriyas) boca, mãos, pés,
órgãos reprodutores, órgão excretor.
Cinco Mahabutas ou elementos primordiais: terra,
água, ar, fogo, e éter. .......... e suas qualidades Tanmatras: visão, audição,
olfato, sabor e tato.
É exatamente aqui que acontecem os fenômenos mediúnicos, sendo
assim, fica claro que não existe paranormalidade, são fenômenos totalmente
normais, todas as pessoas os possuem; o que acontece é que as pessoas que já
trabalham com a mediunidade , têm seus Tanmatras desenvolvidos, ou seja, não são
acontecimentos do além, e sim, acontecimentos perfeitamente naturais
provenientes da constituição dos nossos corpos etéricos.
Esse mediunismo é chamado na Índia de Siddhis ou seja
poderes.
O Ahankara, que é o conceito do eu e constitui a
individualidade, é o 24°´TAYWA, compenetra os quatro
grupos e domina especialmente o grupo Manas (mente).
É a árvore da qual provém
o Yagrat ou Manifestação alternante.
O outro
aspecto do pranava OM é o da
SHAKTY ou Energia Divina, serve de ligação entre
o Espirito e a Matéria e é representada pela letra M, dando dinamismo a
ambos (matéria e espirito), já que
sozinhos, são estáticos.
Esta energia que é BRAHMA- SHAKTY (energia
feminina) translada o incognicível Brahman (deus imanifesto), ao conhecível
universo manifestado (yagat). Esta energia é tripla:
a) DEVI- SHAKTY: É a união com o Paramatma (Narayana) funciona
naquilo que está relacionado com a criação, conservação e convergência do
universo.
b) ESHA- SHAKTY: É desta
energia a constituição das Encarnações Divinas (avataras purushas) que
descendem de tempo em tempo para proteger as leis divinas.
c) GUNAMAYA- SHAKTY: É a
energia com que funcionam os seres humanos. Ela segue em duas direções: Atma-
Para e Prakriti- Para. A primeira de
tendência espiritual e a Segunda de tendência material.
O aspecto Prakriti- Para da
Gunamaya- Shakty é conhecido como as três gunas ou qualidades da matéria. SATWA
(inteligência), RAJAS (ação), e TAMAS (inércia). São as leis que nos ligam à matéria e que nos fazem
escravos da mesma.
O aspecto ATMA- PARA é de transcendência espiritual e é regido
pelas três ATMA- SHAKTYS do
conhecimento, desejo e ação.
Como podemos perceber, a
manifestação é composta por A
Espirito, U Matéria e M
Energia, têm sua origem no Parabrahman ou Deus único e transcendente.
Esta matéria
é diferenciada com o objeto de que possamos compreender, e apesar da
multiplicidade existe uma eterna união , formando um só corpo cósmico.
Nossa
finalidade é chegar a compreende-la e conhece-la. Com o devido conhecimento e as práticas meditativas do sistema de
Suddha Raja Yoga, que é a síntese de todas as modalidades de yoga, poderemos
acrescentar nossa consciência, que se traduzirá
em um acréscimo cada vez maior ao mérito de contatar com o Supremo
Espírito de Deus; este contato será de eterna aproximação a ELE ( BRAHMA-
SAMIPYA).
Segundo os Mestres de Sabedoria, este acervo de conhecimentos será
sempre coroado de maior sabedoria e luz indescritível.
Dharmameva Jayathe,