Unidade
e diversos aspectos de Deus- IX
Sri Vájera Yogui Dasa - Benjamin
G. Valenzuela – Instrutor espiritual
Pintura de Sri Vájera Yogui Dasa
Vou expor, em continuação, sobre alguns
dos aspectos com os quais nós podemos
pensar sobre o Deus Cósmico ou na Divindade.
O primeiro aspecto, é imaginar
como Espírito Puro, através do Universo.
Os Grandes Sábios da Índia nos
apresentam este conhecimento, por experiência própria.
Eles realizaram as
verdades mediante o processo de despertar a alma. Podemos citar um grande Santo
do Ocidente, São Paulo, o qual também escreve
em sua mensagem:”Eu alcancei a visão até o Sétimo Céu”. Outro Santo,
Santo Agostinho, diz em suas “Confissões”: “Eu alcancei até a Verdade, sem
forma”. Assim expôs este Santo, seu conhecimento direto do Espírito Universal.
Em outro capítulo, manifestarei ao leitor maiores detalhes sobre Santo
Agostinho, Por mais elevados que tenham alcançados os Yoguis e os Santos, suas
consciências alcançaram imensa sabedoria, todavia, não puderam v islumbrar a Origem de Deus.
Nem Deus mesmo
sabe sua Origem. Não pode saber porque nunca teve sua origem.
É como É. Não se
fez, não evoluciona, não se modifica jamais, é a Eternidade Perfeita.
Não
existe filosofia, nem ciência alguma que possa provar a existência de Deus.
Algumas pessoas podem ter fé em Deus mais ou menos racionais, porém não uma
certeza.
A certeza e segurança de que
“Deus existe”,’ somente será possível mediante a realização progressiva dos sentidos da alma, POR MEIO DOS EXERCÍCIOS
ESPIRITUAIS.
Em nosso livro “Yoga Dípika”, se encontra a mais completa e
grandiosa exposição sobre Deus, escrita
em uma maravilhosa síntese contida em três Gayatris, concedidos pelo
grande Arcanjo Badra, na qual verte a sabedoria que obteve na visão direta do
Divino. As palavras deste As palavras deste Mahtma se encontram na página 121
do livro já mencionado, o qual foi editado pelo Pandit K.T. Sriniva Chariar, em
Madrás, no ano de 1916, traduzido e publicado pela Suddha Dharma em 1972.
O
Mahtama Badra expõe a síntese que faz de Deus, três subdivisões principais, com
o fim de analisar e fazer um estudo das percepções que se obtém de Deus, quando
eleva sua consciência para o Transcendente Espírito Infinito. Estas são as três
divisões:
1º) O ESPÍRITO DE DEUS VISTO EM PRÍSTINA PUREZA, LIVRE DO CONTATO
COM A MATÉRIA;
2º) O ESPÍRITO EM CONJUNÇÃO COM A
MATÉRIA;
3º) O ESPÍRITO E A MATÉRIA EM ETERNA E
INDISSOLÚVEL UNIDADE
Estas
divisões estão contidas nos seguintes Gáyatris (cânticos sagrados):
1)
Atma Yoga
Gayatri: Canto ao Espírito
2)
Prakriti Yoga
Gayatri: Canto à Matéria;
3) Para-brahma-Yoga
Gayatri : Canto à Unidade.
Ao
se exercitar a prática destes Gáyatris, desde
que se começa a recitação até ao seu término, o pensamento deve manter a
intuição de que o Atma (Espírito Universal) compenetra tudo e que o nosso Ser pode
percebê-lo, mediante o despertar do Chakram do coração). (Vide, por exemplo, as imagens do Cristo e de todos os
Avataras Divinos, apontando o coração luminoso).