Sri Vájera Yogui Dasa
P: Pode-me falar dos Mistérios Maiores?
R: Sobre os Mistérios Maiores é muito pouco o que se pode falar
publicamente.
A principal diferença conciste naquelas pessoas que alcançaram a
evolução necessária no último grau dos Mistérios Menores, podendo se
quiserem, sem que ninguém os obrigue,
entrar e fazer parte do grupo dos Perfeitos que seguem os Mistérios Maiores.
P: Em que conciste este grau tão alto?
R: Cumprindo as práticas místicas e o sistema de vida instituído
pelos Instrutores, os Discípulos obtêm uma grande quantidade de experiências espirituais que
lhes permite comprovar as verdades ocultas.
As experiências podem começar por
sonhos simbólicos ou proféticos e por lembranças de vidas anteriores. Pela
audição de vozes que nos guiam em momentos difíceis.
Temos como exemplo, entre muitos,
a Sócrates, a Joana D’arc, e Bernardita de Lourdes e a outros personagens
mundialmente conhecidos.
Digo também que se veem lindas visões, se ouvem
especiais melodias e, em algumas ocasiões, se obtém toques espirituais, os
quais enchem os corações dos discípulos de uma Luz Divina que os transporta em
raptos de alma a outros planos de inenarrável gozo espiritual, mil vezes
superior a toda alegria terrena, essas experiências, pouco a pouco, afastam os
discípulos do mundo profano, fazendo-os perder o interesse pelas coisas
materiais, entregando-se totalmente à vida espiritual, deixando por sua própria
vontade todo o ato sexual, por saberem que é prejudicial ao seu progresso.
Quando um discípulo chegou a esse estado em que não precisa lutar para
conservar sua pureza física e mental, senão que tais atos o aborrecem, de forma
que não há nada que seja capaz de fazê-lo cair em luxúria, nem acordado nem em
sonhos, então podem começar a lhe ensinar os Mistérios Maiores.
P: De modo que os Mistérios Maiores são revelados aos discípulos
depois que alcançaram a pureza sexual, física e mental?
R: Exato, mas também tendo obtido as experiências espirituais que
os Mestres asseguram para o primeiro grau.
No começo, quando o discípulo
percorre os Mistérios Menores, o Mestre o aconselha a períodos de pureza
sexual, mais ou menos prolongados, de acordo com as realizações místicas
obtidas e o avanço de sua força de vontade.
Ninguém dentro da ordem obriga a
um discípulo a prolongar seus períodos de continência.
Os irmãos menores muitas
vezes se auto-analisam e, por decisão própria, os prolongam até que, por graça
da Divina Mãe e dos Mestres, começam a se aborrecer com o baixo para subir
firmemente às alturas, e pelas gloriosas experiências obtidas com as práticas
de Yoga, onde se encontra o Atrium do Templo Divino, entrando com Ele, são
aceitos no círculo dos Irmãos Maiores. Quando se aceita o ingresso de um
discípulo na Hierarquia dos irmãos Maiores, a Autoridade Externa Iniciática ou
Sutil lhe confere a primeira Grande Iniciação. Mediante essa Consagração são
despertos Poderes Místicos, os quais o discípulo somente pode usá-los em
benefício de todos os seres, livre de lucro e desejos egoístas. Mediante esses
poderes místicos se operam os chamados milagres. Estas energias podem adoecer e
matar, como também curar e são até capazes de fazer voltar a alma a um corpo
morto e ressucitá-lo.
Contam os livros bíblicos que
puderam fazer ressurreições Elias, Jesus Cristo e São Paulo. Na Índia são
narradas muitas histórias de homens que domiraram a morte.
P: O Senhor disse: “A
primeira grande iniciação”. Me diga, quantas iniciações há?
R: Digo a primeira grande iniciação porque elas são sete.
Em cada
uma delas é desperto no discípulo e se ensina a usar um dos sete selos, ou
Chakra da Alma. Três deles compõem os Chakras superiores e os outros quatro os
inferiores.
Nos Mistérios Menores o
discípulo é treinado no uso dos três selos Superiores, sendo o principal de
todos o situado no coração.
O segundo sentido, ou Chakra da Alma, está
conectado com a Glândula Pineal e o terceiro na moleira. Estes são os três
primeiros centros espirituais na ordem que devem ser atualizados pelos
discípulos que seguem as disciplinas dos Mistérios Menores, por que os outros
quatro sentidos inferiores são terrivelmente perigosos e trazem sérias
consequências para quem não é absolutamente puro.
P: Quais são os centros e quais são seus perigos?
R: Os centros são: o umbigo, o baço, o cóccis e genitais. Os
Chakras correspondentes a estes plexos não devem ser atualizados pois suas
vibrações podem energizar tremendamente a parte animal e baixa do ser humano se
é que não tenha sido vencido antes, até o último vestígio sexual.
É por isso que
não se sfetuam as iniciações dos centros inferiores a não ser que o ser
integral tenha sido dominado completamente, quando já não se luta contra as
paixões mas sim quando estas enojam e aborrecem, por que se sabe por meio das
experiências obtidas pelos Mistérios Menores, que as paixões deixam a visão
espiritual enevoada.
Ao pecador se lhe apagam os sentidos da Alma e a nossa
água de Glória Interior se seca e se perde o contato direto com o radiante
centro do coração.
Isto produz a mais profunda pena
que pode sentir um ser encarnado. A purificação e vigorização do corpo físico,
o domínio da mente e das paixões, na luta como aparece relatada em “ As Confissões
de Santo Agostinho”. Dessa batalha ninguém escapa, todos temos que lutar contra
nossas baixas paixões, para sermos dignos de percorrer o caminho da perfeição.
P: Eu tenho lido “As Confissões de Santo Agostinho” e considero sua
vida muito interessante.
R: Os pecados do Santo não devem interessar-nos para mais nada do
que ver como o aniquilou e como, mediante o êxito na batalha, conseguiu
o despertar místico.
Santa Tereza de Jesus conseguiu o
despertar místico pelo estudo dos abecedários espirituais de Frei Osuna, Santo
Agostinho realizou seu Eu Superior pelo conhecimento obtido dos livros
platônicos.
No capítulo 20 de suas confissões ele diz o seguinte: “Mas depois
que li àqueles livros platônicos fui desperto por eles, busquei a verdade
incorpórea e conheci as coisas que antes não conhecia”.
P: Gostaria muito que me explicasse a transformação da vida vulgar
de Santo Agostinho até chegar á vida mística.
R: Com muito prazer, mas não há tempo.
O farei em
outro capítulo, no qual tentarei expor a vida mística desse Santo.
Nota:
Importantíssimo lembrar que, Sri Vájera escreveu seus artigos a quase 100 anos atrás.
Ele morava em Santiafo/ Chile, um país essencialmente Católico.
Sendo assim, para não sofrer rejeições, optou por sempre mencionar inúmeras citações da Bíblia Cristã como exemplos de suas idéias.
Segundo seu entendimento, isso facilitaria a compreensão de seus leitores, já que a cultura oriental é bastante diferente da ususal.
Portanto, temos que elaborar nossa mente para um entendimento mais próximo do original, tendo sempre como ponto de partida, a aceitação de que Suddha Dharma NÃO é religião....e que esta Ciência está além do discernimento humano, porém como Ela é adaptável em Tempo, Lugar e Circunstância, Ela é moldável e expressiva em qualquer filosofia ou religião deste reino hominal.