segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O DOMÍNIO DA DOR POR MEIO DO YOGA

Nossos agradecimento pela tradução realizada pelo Dasa  Alfonso Prellwitz.



Sri Vájera Yogui Dasa, (Don Benjamin Gusman Valenzuela)



P: Senhor Instrutor, vou lhe fazer algumas perguntas sobre a Ciência do Yoga, que tanto me interessa. Nos tempos modernos é uma Ciência que toda pessoa culta deve conhecer, já que está difundida por todo o mundo, não é assim?
R: E... principalmente os que sofrem grandes aflições, tais como doenças, transtornos econômicos, injustiças, morte de seres queridos e muitos outros dissabores da vida terrena.

P: Nestes tempos em que as nações do mundo inteiro vivem estudando os tremendos poderes do átomo e do eléctron, seria muito interessante que nos falasse como podemos aprender a suportar a dor que habita os corações dos homens, que estão pulsando angústias ante as ameaçantes perspectivas de diabólico extermínio.
R: O Senhor mesmo disse: “aprender a suportar a dor”. Não só se suportam as dores da vida, senão que, sob a luz do Yoga, todo sofrimento deve ser considerado como sábia lição dirigida pelo Rei da Evolução Terrestre, junto com seus ajudantes que compõem a Hierarquia Espiritual Branca e Negra, que estão organizadas exclusivamente para nosso constante e eterno progresso evolutivo.

P: Quem é esse Rei e quem são os que compõem essas Hierarquias Espirituais que atuam unicamente para nosso benefício? Além  disso seria interessante que nos informasse como os Mahatmas da Índia explicam a formação dessas Hierarquias com esse elevado Ser que o senhor acaba de citar como Rei do Mundo Espiritual e Material?
R: No transcorrer de milhões e milhões de anos, nos incontáveis períodos do tempo sem princípio e sem limite, todos os seres, inferiores ou superiores, são o produto da evolução da vida através das formas. O Rei da Hierarquia Espiritual é o Grande Ser que os Yoguis nomeiam de Sri Bhagavan Narayana. Ele é a expressão da consciência, da sabedoria e do poder máximo dentro deste planeta. Esse poderoso espírito chegou ao grau de Diretor de um planeta, ou Adisthata Purusha, como é chamado pelos Yoguis, depois de percorrer s graus da Evolução da Consciência.

P: E... onde percorreu a senda que o conduziu a tanta elevação espiritual?
R: Em diferente  mundos. Todos os planetas estão ou foram habitados. A vida existe em todas as partes e em todos os elementos. Há vida no ar, na água, em cima e debaixo da terra, no estômago dos seres, no sangue. Em uma única frase: a vida se manifesta em todas as partes.
A vida adota formas que se organizam de acordo ao lugar que deve expressar sua manifestação física.
Sobre isso é muito interessante ler o livro de Flamarión entitulado “Pluralidade dos mundos habitados”. Em todos os mundos há consciências evoluídas e essas consciências passam, espiritualmente de um planeta ao outro, seguindo sempre em eterno progresso integral.
Os mestres da Hierarquia espiritual dizem que o Divino Ser, que nomeei anteriormente como um Narayana, foi um dos grandes Anjos que alcançaram a plenitude das experiências no sétimo plano do planeta Vênus, que é mais antigo que o nosso, e desde lá veio a este mundo terrestre, junto com outros Anjos de poderosíssimas energias e de imensa sabedoria, para guiar a evolução dos seres desta terra. Segundo os Yoguis tal evento aconteceu há 24.000 anos atrás. A esse Divino Ser algumas religiões chamam Jeová e outras de D’eus, Fazedor e Governador dos Céu e da Terra, isto é, de nosso Globo Terrestre físico, com suas seis esferas sutís.

P: Então... o D’eus pessoal é um Ser Perfeito?
R: Para nós sim, mas não devemos esquecer que Ele é também um Ser que evolui e que, portanto, progride eternamente, mas não o Supremo D’eus, o Parabrhman, que é a Fonte Impessoal, perfeita, inesgotável e eterna, de onde todos os seres se originam e possuem suas qualidades.

P: O senhor disse que o D’eus pessoal ou D'eus da terra têm uma hierarquia. Poderia me dar alguns detalhes d’Ela ?
R: Mas... como poderei fazer isto em cinco minutos? Convido a quem desejar saber mais sobre essa interessante pergunta a estudar o livro “Narayana e os Avataras”, publicado por esta organização.
Nele não sómente explico o conceito hindú de D'eus e da Hierarquia Espiritual senão que também como Sri Bhagavan Narayana guia aos seres através dos Avatares, os enviados que encarnam periódicamente neste planeta transmitindo a Sabedoria Divina. Quando começamos a vislumbrar o conhecimento da Sabedoria Divina que governa os mundos, começamos a compreender as palavras do Apóstolo Cristão que disse: “não se move nenhuma folha de árvore sem a vontade de D'eus”. Também compreendemos que essa vontade plena de Sabedoria e Poder Onipresente é a Suprema Lei que contém a chama da Justiça, do Amor e da Glória.
A medida que nos aprofundamos nesta Ciência, que também é reveladora do Karma e das revelações, compreendemos as causas do por que sofremos, como também qual é o objeto de ignorância do prazer e da dor. É mediante essa compreensão da Divina Sabedoria Diretora que floresce em nossa alma a compreensão e objeto da vida, preenchendo-nos de paz e dádivas, qualidades que são absolutamente necessárias para o avanço espiritual na Ciência do Yoga. 


Nota: 
Importantíssimo lembrar que, Sri Vájera escreveu seus artigos a quase 100 anos atrás.
Ele morava em Santiafo/ Chile, um país essencialmente Católico.
Sendo assim, para não sofrer rejeições, optou por sempre  mencionar inúmeras citações da Bíblia Cristã como exemplos de suas idéias.
Segundo seu entendimento, isso facilitaria a compreensão de seus leitores, já que a cultura oriental é bastante diferente da ususal.
Portanto, temos que elaborar nossa mente para um entendimento mais próximo do original, tendo sempre como ponto de partida, a aceitação de que Suddha Dharma NÃO é religião....e que esta Ciência está além do discernimento humano, porém como Ela é adaptável em Tempo, Lugar e Circunstância, Ela é moldável e expressiva em qualquer filosofia ou religião deste reino hominal.