segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OS MISTÉRIOS MENORES DA VISTA MENTAL (Primeira parte)

Nossos agradecimento pela tradução realizada pelo Dasa  Alfonso Prellwitz.



Sri Vájera Yogui Dasa


 P: Há um quarto Yoga privado?
R: Na senda mística pode-se continuamente aos discípulos dois principais silencios. 
O primeiro é o de não revelar o grau das práticas sagradas nem àquelas que desenvolvem as energias latentes nos seres humanos, pois se as pessoas não são suficientemente puras e inteligentes provocarão muitos males abusando de seus poderes. 
Para revelar aos discípulos as práticas que energizam os poderes latentes, os instrutores da sabedoria provam e examinam continuamente a seus amados educandos e a medida que seus corações vão se purificando e crescem em consciência, saber e controle de si mesmo, lhes comunicam uma trás outra as práticas superiores de Yoga. 
Os seguidores de Platão, em seus escritos, falam dos Mistérios dentro da mística experimental.
 Todos os Grandes Iniciados que existiram falam dos segredos que devem guardar os que seguem o caminho de Perfeição, o Yoga. Jesus Cristo revelou em segredo os grandes ensinamentos.
Ele jamais as propalou ao povo.
Vou recordar que no Evangelho de São Marcos, no capítulo 7, versículo 6, está: “Não deis o santo aos cães, nem jogue vossas pérolas diante dos porcos, pode ser as pisoteiem e, voltando-se contra vós, os despedacem”. O capítulo 13, versículo 10, diz: “ Por que lhes falas por parábolas?” e Ele respondeu: “ Por que a vós lhes é dado saber os Mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado”. 
Recordarei que no versículo 13, São Marcos adenda: “ Por isso lhes falou por parábolas, por que vendo que nem veem, nem ouvem, nem entendem, mas bem aventurados vossos olhos, por que veem e vossos ouvidos, por que ouvem”. E mais adiante, no versículo 34, diz: “ Todas essas coisas disse Jesus ao povo por parábolas e não se lhes falava sem parábolas”.
Os segredos ou mistérios dividiam-se no Cristianismo primitivo em duas partes: os Mistérios Menores e os Mistérios Maiores.

P: Quais eram os Mistérios Menores e quais eram os Maiores?
R: Os Mistérios Menores eram alguns ensinamentos teóricos e algumas práticas simples e fáceis de executar para levar o candidato aos primeiros graus da visão espiritual. Esses exercícios constituiam uma disciplina de purificação do corpo físico, dos pensamentos e dos sentimentos. 
Com esse objetivo foram fundados os conventos contemplativos ou meditativos, observando e executando ritos sagrados e meditações prolongadas, com comidas vegetarianas, livres de toxinas.

O cuidar do corpo físico é absolutamente necessário no desenvolvimento dos sentidos da alma.
As glândulas externas e internas devem ser zelosamente cuidadas por todo ocultista.
 Nomearei uma delas: a pineal. 
Essa glândula, pequenininha, que está no centro do cérebro, é muito fácil de ser desastradamente afetada pelo álcool. 
Por menor que seja a quantidade que uma pessoa beba, prejudica ao ocultista, ou místico, que deseja adquirir a vidência dos mundos supra-físicos. 
Os bebedores excitam essa glândula por intermédio do álcool e provocam transtornos e tremendas visões até chegar ao delirium tremens. 
O álcool baixa as vibrações desse centro pineal  e o leva à loucura das visões inferiores. 
Isso é contrário ao que se deseja por meio da purificação do corpo e da alma. 
Essas purificações tendem a subir os graus de percepção da glândula pineal, para obter o conhecimento direto dos mistérios da vida.
Um Mestre de Sabedoria disse que a visão espiritual se forma em um Chakram, roda ou flor que floresce n’alma, entre as sobrancelhas, onde os Hindús pintam o “tilak” ou onde colocam o olho da sabedoria em Buddha. 
Este Chakram, ou centro da vista da alma, é capaz de captar as ondas de um  mundo mil vezes mais sutíl que o do físico vulgarmente conhecido.

Devido à importância que tem o cuidado do corpo físico, repito, essa flor da alma atualizada é extremamente sensível ao álcool e aos narcóticos e está fisicamente conectada com o corpo físico por meio da glândula pineal que citei antes. 
Seu nome técnico na Ìndia é Mandara ou Ajna Chakram.
 Direi mais: uma colherzinha de álcool ou outro tóxico basta para nebular a vista da alma. O álcool queima essa sensitiva flor assim como a água fervente destrói as pétalas de uma rosa.

Portanto é absolutamente necessário que quem deseja ativar sua alma e ter a visão espiritual deixe totalmente toda bebida alcóolica. 
O corpo, a alma e o espírito estão intimamente unidos. Além do álcool, um discípulo deve abster-se do tabaco e de outras drogas intoxicantes que não há por que nomeá-las aqui.
Mas não posso esquecer-me de expressar que a alma também se prejudica pelos pensamentos e sentimentos, os quais repercutem nela.
 Por isso é que os místicos de todas as religiões batalham para conseguir a absoluta serenidade. 
Um ser passional, um ser que se emociona perante qualquer oscilação mundana, não conseguirá jamais a visão espiritual. 
Portanto todos os místicos e ocultistas lutam pela purificação física, mental e emocional. 
Cada pensamento ou a mais leve emoção rajásika produz uma oscilação no corpo físico, naquela parte que chamam aura, isto é, nessa radiância que vemos nos quadros que representam os grandes santos.
 Essa aura geralmente está pintada fazendo círculos de ouro na cabeça e formando um arco-íris ao redor de todo o corpo, com um sol luminoso no centro do coração, indicando que aí onde se encontra a Raíz da Vida individual.
 O Instrutor Sri Vivekananda, discípulo do Santo Ramakrishna, em sua filosofia Yóguica estabelece que: a aura do discípulo deve ser como um lago sem ondas, já que sómente assim  pode ser refletido o céu e a profundeza vista. 
Sri Krishna diz que o verdadeiro discípulo deve ser como a pedra no mar que, mesmo quando o vendaval e a tormenta com as grandes ondas a golpeiam, permanece firme em seu pétrico pedestal. As religiões, com o objetivo de levar seus fiéis ao despertar da visão espiritual interna, recomendam orações vocais e mentais, passando depois aos exercícios de contemplação por intermédio do pensamento puro. Estes exercícios feitos de diferentes formas provocam uma afluência de energia que revigora a glândula Pineal sútilmente conectada com a vista espiritual.
Purificando o corpo por meio de uma dieta pura e sã, composta de frutas, cereais, verduras, sementes, leite, mel de abelhas e outros elementos puros, mas se dará a purificação de nossas emoções sem que nada possa perturbar-nos e, mantendo-nos em um estado de paz e alegria, podemos entrar ao templo místico onde se nos ensinarão os Mistérios Maiores, que nos conduzirão à visão do Supremo Espírito do Cosmos.
 Posso indicar que há um livro muito interessante sobre essa matéria, seu título é “ O Cristianismo Esotérico”, escrito pela Dra. Anne Besant.
Nos Mistérios Menores trata-se de atualizar os três sentidos superiores, isto é, o Chakram do coração, do glândula Pineal e do Coronário.
 Os outros quatro correspondem aos Mistérios Maiores, sobre os quais falarei em outro capítulo.


Nota: 
Importantíssimo lembrar que, Sri Vájera escreveu seus artigos a quase 100 anos atrás.
Ele morava em Santiafo/ Chile, um país essencialmente Católico.
Sendo assim, para não sofrer rejeições, optou por sempre  mencionar inúmeras citações da Bíblia Cristã como exemplos de suas idéias.
Segundo seu entendimento, isso facilitaria a compreensão de seus leitores, já que a cultura oriental é bastante diferente da ususal.
Portanto, temos que elaborar nossa mente para um entendimento mais próximo do original, tendo sempre como ponto de partida, a aceitação de que Suddha Dharma NÃO é religião....e que esta Ciência está além do discernimento humano, porém como Ela é adaptável em Tempo, Lugar e Circunstância, Ela é moldável e expressiva em qualquer filosofia ou religião deste reino hominal.