sábado, 11 de novembro de 2023

Fechando o período mais auspicioso do ano .....

 Começamos esse período com  Ganesha Chathurti, seguimos com o Navaratri Puja....experenciamos  Dhanvantari e fechamos este momento auspicioso com Festival das Luzes, Diwali, na culminação da Lua Nova.....com a força do portal 11- 11 e a feitura dos 50 anos do Ashram Sarva Mangalam ....

É só FELICIDADE !!!!!!
É só Agradecimentos .....
DHANYAVAD.......

JAYA !






DIWALI


O Deepavali ou Diwali, que literalmente significa "fileira de luzes”, é um dos quatro principais festivais da Índia.


Diwali é o festival de luzes e ocorre na Lua Nova. 

A celebração acontece na noite mais escura do outono, o dia de Lua Nova, marcando a transição entre a Lua Minguante com a Lua Crescente, a passagem das trevas para a luz.

Tradicionalmente pequenas lâmpadas de argila com óleo são acesas para representar o triunfo do bem sobre o mal. 

Somos lembrados de que a centelha de luz divina habita em todos os nossos corações...

 É também a festa para comemorar a prosperidade e a riqueza. 

Todos são incentivados a comprar todas as coisas novas: roupas, joias, carros, utensílios de cozinha ... é só escolher!

 Riqueza é móvel e não estática. 

Há também uma abundância de doces para comer representando doçura e amor.

Diwali é o tempo de doar e receber a luz divina. 

Este é o momento para convidar a prosperidade e a responsabilidade para com ele. 

D’eus não é pobre. 

O ouro é divino, pois tem uma vibração especial e é o padrão universal de riqueza e prosperidade.



Este festival vem nos relembrar que,

O nome tradicional da Índia é Bharata e os indianos são Bharatias – ou ‘aqueles que se deleitam em luz'. 

Durante a noite de Diwali, inumeráveis pequenas lamparinas de barro (dipas) silenciosamente enviam adiante a mensagem de Diwali: "Venha, deixe-nos remover a escuridão da face da terra".

O dharma (dever) do fogo é o mesmo onde quer que esteja: na casa de um homem pobre, de um homem rico, na América, na Antártica, ou no Himalaia..... Doar luz e calor. ....A chama sempre aponta para cima. ....Ainda que mantenhamos a lâmpada de cabeça para baixo, a chama queimará para cima..... A mensagem é que nossa mente deve estar focalizada no Atman, o Ser, onde quer que nós estejamos..... As lâmpadas lembram-nos de nosso dharma – que é compreender nossa natureza divina.

"O Ser é pura consciência que é auto- luminosa. .....A cognição de todos objetos surge da luz de pura Consciência ". – Bhrihadaranyaka Upanishad.

Uma lâmpada pode acender vários outras. ...Você mesmo pode acender 1000 lâmpadas, e ainda a chama e a luz da primeira lâmpada permanecerá como é..... Ao multiplicar-se, a luz nada perde. ....


As luzes de Diwali representam Brahman e a criação. 


Passando a mensagem do mantra: "Purnamada Purnamidam Purnaat Purnamudachyate Purnasya Purnamadaya Purnamevasishyate"

As filas de lâmpadas ensinam mais outra importante lição de união....

 A luz que brilha no Sol, na lua, nas estrelas, e no fogo são todas as mesmas...... Ver e reconhecer aquela luz, a luz da Consciência, que se manifesta e pulsa em e por toda criação é a meta da vida..... Assim, reconhecendo toda criação como uma expressão do seu Verdadeiro Ser, espalhe a luz de amor e compaixão.

As luzes de Diwali são exibidas nas portas de entrada, pelas paredes das casas, nas ruas e alamedas....

 Isso significa que a luz espiritual interior do indivíduo deve ser refletida do lado de fora.... Deve beneficiar a sociedade.... Assim, um transeunte pode ser ajudado a prevenir de tropeçar no caminho de alcançar seu destino.

Alimentar o estômago vazio de quem tem fome, acender dipas de festança e trazer à luz àqueles que vivem na escuridão, é o verdadeiro espírito de Diwali..... Esta é a verdadeira oração.


Tudo faz parte de uma teia chamada Tantra, que é vida ativa....sendo que a divindade chamada Dhanvantari, que emergiu do oceano segurando um kalash (pote) cheio de Amrit (ambrosia)  e que revelou a ciência do Ayurveda ao mundo, manifestou-se primeiramente neste dia de Diwali......e assim médicos por toda Índia, que seguem o sistema de medicina ayurvédica, também organizam celebrações durante o festival anual de Dhanvantari...que celebramos há dois dias atrás.....