Pandit K. T. Srinivasacharyar, segunda autoridade iniciática externa do Suddha Dharma Mandalam, ensina que existem quatro requisitos básicos para que uma Escola possa ser chamada de Escola de Sabedoria:
1. Toda Escola de Sabedoria deve ter um corpo de Conhecimento formado pela revelação obtida nas experiências espirituais de seus Mestres e sustentada pelo Shruti – Revelação Divina. (Shastra)
2. Toda Escola de Sabedoria deve ter um método, um conjunto de disciplinas externas e outras puramente subjetivas que conduzam o aspirante às experiências pessoais que transformem o Conhecimento em realização pessoal. (Upasana)
3. Iniciação (Diksha)
4. O conhecimento das experiências espirituais reais que certamente advirão para aqueles que receberam as Iniciações e realizaram o Upasana. (Anubhava)
Se faltar qualquer um desses elementos a uma Escola, ela acaba por se transformar apenas em uma estrutura institucional que, mesmo rica e poderosa, mesmo cheia de belos rituais, não passa de um corpo sem alma.
A história mostra que muitas Escolas se transformaram nisso quando foram perdendo o contato espiritual com os Grandes Mestres e se secularizando, dando ênfase à disputa por poder e conflitos diversos.