O serviço de Sri S. Subramania Iyer ao Dharma Rakshana Sabha
Neste episódio, temos um
vislumbre do serviço dedicado do Sri S. Subramania Iyer ao Dharma Rakshana
Sabha para reformar a gestão dos templos.
Por Sandeep Balakrishna
APESAR DE POSSUIR UM PROBLEMA OCULAR PERSISTENTE —
em vez disso, devido a uma consciência muito sensível, S. Subramania Iyer pediu
permissão para se aposentar do serviço, o que ele fez em 13 de novembro de
1907. Ele poderia facilmente ter estendido por mais oito meses e conseguiria
ganhar uma pensão anual de 1.200 libras, em vez das atuais 880 libras. O Dirigente
do Conselho, em um Diário Extraordinário, registrou o seu apreço pelos “serviços
eminentes”, prestados por Sir S. Subramania Iyer, K.C.I.E.[1], durante seu longo mandato
como Juiz da Suprema Corte. Foi ainda dito:
As altas qualidades
jurídicas, a independência de caráter e o profundo aprendizado que ele sempre
demonstrou ao longo de sua longa carreira lhe renderam um nome que por muito
tempo será mantido em reverência e estima pelo Governo e pelo público.
Em 1896,
ele havia sido feito um Dewan Bahadur[2]; algum tempo depois, foi
elevado a Companheiro da Ordem do Império Britânico; e, em 1900, recebeu a
investidura de K.C.I.E. (“Cavaleiro-Comandante da Ordem do Império
Indiano”), com direito de usar o título de “Sir”. Ele fez um discurso
inspirador aos graduados do ano na Convocação da Universidade de Madras, em cujo
bem-estar ele sempre teve um especial e pessoal interesse pessoal. Ele defendeu
o abrandamento dos encargos dos alunos, para a minimização dos problemas do
exame, para a difusão da cultura liberal e a extensão do ensino superior. Tais
serviços para a Universidade tiveram um forte apreço e assim ele foi honrado
com o cargo de Vice-Chanceler, uma honra nunca estendida a um indiano até
então.
– VII –
Nos anos anteriores da aposentadoria, o impulso que
buscava se realizar era o impulso soberano da alma. De fato, sua paixão pelas
coisas do espírito pode-se dizer que estavam no fundo de todas as outras
paixões de alta ascensão de sua vida. Dedicado como sempre, foi ao estudo das
escrituras antigas de sua religião e ao desenrolar de seus mistérios, ele
poderia dar mais tempo à contemplação de suas verdades e ao cultivo de seus
ascetismos agora que o manto do cargo tinha sido finalmente jogado fora. Mas o
feitiço do Yoga não poderia durar por muito tempo. Para nenhuma alma profunda,
a religião jamais significou o abandono de toda a preocupação com os males dos
semelhantes. Pelo contrário, parecia a todas essas almas que a religião seria
uma coisa totalmente estéril e inútil - um mero alívio para silenciar a
consciência - se não resulte em uma busca frenética da tarefa de
aperfeiçoamento humano.
Dharma Rakshana Sabha
É o zelo religioso de SIR SUBRAMANIA AIYER que deu permanência ao
seu interesse na reforma do sistema de administração de doações religiosas e de
caridade, e o levou a organizar e dirigir o Dharma Rakshana Sabha, que
era um órgão registrado e reconhecido para checar e as contas e relatar a
condição dos templos e instituições de caridade. É o mesmo zelo que inspirou
seus apelos comoventes para a liberalização das instituições sociais hindus, e
o levou a organizar conferências dos Pandits — como as realizadas em
Conjeevaram e Tiruvadi, para modernizar sua perspectiva sobre a vida. É o mesmo
zelo que respira em suas mensagens para a juventude do país. É, mais uma vez, o
mesmo zelo que está mantendo sua fé no valor potente do nacionalismo indiano
como uma força para o bem da raça. É o mesmo zelo que garantiu sua lealdade à
causa da democracia que lhe é nada mais do que o trabalho prático fora do
princípio sagrado da fraternidade. É, naturalmente, o mesmo zelo religioso que
o levou a seguir em frente para tomar o lugar que ele poderia ter tomado entre
as forças do Home Rule (Movimento de Autogoverno da Índia) com a maior
consequência possível.
Ele que tinha assistido ao nascimento do Congresso em 1884, retornou ao
seu serviço em 1914, como presidente do Comitê de Recepção, em Madras.
O que o profeta inicia, o estadista consuma: martírio e oportunismo (no
melhor sentido) são processos complementares no progresso da reforma. Para Sir
S. Subramania Iyer pertence à distinção de estar entre aqueles a quem o destino
nomeia.
A Pátria é seu principal interesse. Política é apenas um dos meios.
Geralmente, toda a vida de um grande homem é considerada dominada ou
permeada por uma qualidade imponente da cabeça ou do coração. Pode ser força de
vontade, pode ser ousadia intelectual, pode ser a busca de um ideal
desconhecido, pode ser filantropia, pode até ser o desejo de popularidade ou de
fama. No caso de Sir Subramania Aiyer, é magnanimidade. É sua natureza
ser magnânimo. Mesmo suas falhas aparentes devem ser atribuídas a essa nobreza
natural e imutável da alma. Ele ajudou a um grande número de jovens a se
educar; e, de fato, nenhum aluno em dificuldades jamais foi até ele sem obter
os meios necessários de alívio.
O Ranganatha Mudaliyar Memorial Hostel, agora chamado Victoria
Hostel, deve sua existência à sua iniciativa, que, naturalmente, foi apoiada
por uma bela assinatura. Enquanto ele liderava o tribunal, seus subalternos tiveram
uma ampla participação em sua prosperidade, e foi sua mão que levantou o finado
Sr. P. B. Sundara Iyer e o finado Sr. Y. Krishnaswami Iyer da obscuridade
comparativa à eminência que eles finalmente ocuparam. O falecido Swami
Vivekananda, quando seu objeto era tudo menos para louvar teosofistas, sentiu
que era necessário falar do
MM. Juiz Subramania Iyer
a quem minha mais profunda gratidão é devida. Ele tem a visão de gênio, e é um
dos amigos mais importantes que tenho nesta vida, um verdadeiro amigo, de fato,
um verdadeiro filho da Índia.
Uma natureza tão sem arte, tão sincera e tão ardente em sua devoção deve
necessariamente ser tão rápida para ser movida à indignação. Uma vez que toda a
fala prossegue em tal caso fora da plenitude do coração, a expressão da
desaprovação deve ser tão boca cheia quanto a expressão de simpatia ou apreço.
Daí a nota ocasional de veemência no discurso de Sir Subramania Iyer,
quando diz respeito àqueles que lhe parecem estar entre o país e o que ele
considera ser seu destino legítimo.
Continua
Fonte: https://www.dharmadispatch.in/author/sandeep-balakrishna
[1]
O título foi concedido pelo governo de Sua Majestade a Rainha Vitória, por uma
indicação do Vice-Rei da Índia, o Lord Curzon, em 1900.
[2]
Dewan Bahadur ou Diwan Bahadur foi um título de alta honra
concedido pelo governo britânico na Índia. Era concedido a indivíduos que
desempenharam um serviço fiel ou atos de bem-estar público à nação. Poucas
pessoas ilustres tiveram a honra de recebê-lo. Os agraciados em sua maioria
eram os governantes dos principados do Império Indiano (Marajás, Rajás,
Primeiros-Ministros etc.).
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Texto traduzido a partir do
original em inglês por Jaimini Dasa (Robson Gimenes),
Emissário (Acharya), do
Ashram Sarva Mangalam, da Suddha Dharma Mandalam.
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https://www.dharmadispatch.in/culture/sri-s-subramania-iyers-service-to-the-dharma-rakshana-sabha?fbclid=IwAR0_yo64YoILrZ9VYjZKGAlXgkqrvmuMum6HziFQBGx0-ISCJuLwbaZLgbw