quarta-feira, 20 de julho de 2022

O serviço de Sri S. Subramania Iyer ao Dharma Rakshana Sabha





O serviço de Sri S. Subramania Iyer ao Dharma Rakshana Sabha

Neste episódio, temos um vislumbre do serviço dedicado do Sri S. Subramania Iyer ao Dharma Rakshana Sabha para reformar a gestão dos templos.

 

Por Sandeep Balakrishna

 

APESAR DE POSSUIR UM PROBLEMA OCULAR PERSISTENTE — em vez disso, devido a uma consciência muito sensível, S. Subramania Iyer pediu permissão para se aposentar do serviço, o que ele fez em 13 de novembro de 1907. Ele poderia facilmente ter estendido por mais oito meses e conseguiria ganhar uma pensão anual de 1.200 libras, em vez das atuais 880 libras. O Dirigente do Conselho, em um Diário Extraordinário, registrou o seu apreço pelos “serviços eminentes”, prestados por Sir S. Subramania Iyer, K.C.I.E.[1], durante seu longo mandato como Juiz da Suprema Corte. Foi ainda dito:

As altas qualidades jurídicas, a independência de caráter e o profundo aprendizado que ele sempre demonstrou ao longo de sua longa carreira lhe renderam um nome que por muito tempo será mantido em reverência e estima pelo Governo e pelo público.

   Em 1896, ele havia sido feito um Dewan Bahadur[2]; algum tempo depois, foi elevado a Companheiro da Ordem do Império Britânico; e, em 1900, recebeu a investidura de K.C.I.E. (“Cavaleiro-Comandante da Ordem do Império Indiano”), com direito de usar o título de “Sir”. Ele fez um discurso inspirador aos graduados do ano na Convocação da Universidade de Madras, em cujo bem-estar ele sempre teve um especial e pessoal interesse pessoal. Ele defendeu o abrandamento dos encargos dos alunos, para a minimização dos problemas do exame, para a difusão da cultura liberal e a extensão do ensino superior. Tais serviços para a Universidade tiveram um forte apreço e assim ele foi honrado com o cargo de Vice-Chanceler, uma honra nunca estendida a um indiano até então.

– VII –

Nos anos anteriores da aposentadoria, o impulso que buscava se realizar era o impulso soberano da alma. De fato, sua paixão pelas coisas do espírito pode-se dizer que estavam no fundo de todas as outras paixões de alta ascensão de sua vida. Dedicado como sempre, foi ao estudo das escrituras antigas de sua religião e ao desenrolar de seus mistérios, ele poderia dar mais tempo à contemplação de suas verdades e ao cultivo de seus ascetismos agora que o manto do cargo tinha sido finalmente jogado fora. Mas o feitiço do Yoga não poderia durar por muito tempo. Para nenhuma alma profunda, a religião jamais significou o abandono de toda a preocupação com os males dos semelhantes. Pelo contrário, parecia a todas essas almas que a religião seria uma coisa totalmente estéril e inútil - um mero alívio para silenciar a consciência - se não resulte em uma busca frenética da tarefa de aperfeiçoamento humano.

 

Dharma Rakshana Sabha

   É o zelo religioso de SIR SUBRAMANIA AIYER que deu permanência ao seu interesse na reforma do sistema de administração de doações religiosas e de caridade, e o levou a organizar e dirigir o Dharma Rakshana Sabha, que era um órgão registrado e reconhecido para checar e as contas e relatar a condição dos templos e instituições de caridade. É o mesmo zelo que inspirou seus apelos comoventes para a liberalização das instituições sociais hindus, e o levou a organizar conferências dos Pandits — como as realizadas em Conjeevaram e Tiruvadi, para modernizar sua perspectiva sobre a vida. É o mesmo zelo que respira em suas mensagens para a juventude do país. É, mais uma vez, o mesmo zelo que está mantendo sua fé no valor potente do nacionalismo indiano como uma força para o bem da raça. É o mesmo zelo que garantiu sua lealdade à causa da democracia que lhe é nada mais do que o trabalho prático fora do princípio sagrado da fraternidade. É, naturalmente, o mesmo zelo religioso que o levou a seguir em frente para tomar o lugar que ele poderia ter tomado entre as forças do Home Rule (Movimento de Autogoverno da Índia) com a maior consequência possível.

   Ele que tinha assistido ao nascimento do Congresso em 1884, retornou ao seu serviço em 1914, como presidente do Comitê de Recepção, em Madras.

   O que o profeta inicia, o estadista consuma: martírio e oportunismo (no melhor sentido) são processos complementares no progresso da reforma. Para Sir S. Subramania Iyer pertence à distinção de estar entre aqueles a quem o destino nomeia.

   A Pátria é seu principal interesse. Política é apenas um dos meios.

   Geralmente, toda a vida de um grande homem é considerada dominada ou permeada por uma qualidade imponente da cabeça ou do coração. Pode ser força de vontade, pode ser ousadia intelectual, pode ser a busca de um ideal desconhecido, pode ser filantropia, pode até ser o desejo de popularidade ou de fama. No caso de Sir Subramania Aiyer, é magnanimidade. É sua natureza ser magnânimo. Mesmo suas falhas aparentes devem ser atribuídas a essa nobreza natural e imutável da alma. Ele ajudou a um grande número de jovens a se educar; e, de fato, nenhum aluno em dificuldades jamais foi até ele sem obter os meios necessários de alívio.

   O Ranganatha Mudaliyar Memorial Hostel, agora chamado Victoria Hostel, deve sua existência à sua iniciativa, que, naturalmente, foi apoiada por uma bela assinatura. Enquanto ele liderava o tribunal, seus subalternos tiveram uma ampla participação em sua prosperidade, e foi sua mão que levantou o finado Sr. P. B. Sundara Iyer e o finado Sr. Y. Krishnaswami Iyer da obscuridade comparativa à eminência que eles finalmente ocuparam. O falecido Swami Vivekananda, quando seu objeto era tudo menos para louvar teosofistas, sentiu que era necessário falar do

MM. Juiz Subramania Iyer a quem minha mais profunda gratidão é devida. Ele tem a visão de gênio, e é um dos amigos mais importantes que tenho nesta vida, um verdadeiro amigo, de fato, um verdadeiro filho da Índia.

   Uma natureza tão sem arte, tão sincera e tão ardente em sua devoção deve necessariamente ser tão rápida para ser movida à indignação. Uma vez que toda a fala prossegue em tal caso fora da plenitude do coração, a expressão da desaprovação deve ser tão boca cheia quanto a expressão de simpatia ou apreço. Daí a nota ocasional de veemência no discurso de Sir Subramania Iyer, quando diz respeito àqueles que lhe parecem estar entre o país e o que ele considera ser seu destino legítimo.

Continua

Fonte: https://www.dharmadispatch.in/author/sandeep-balakrishna



[1] O título foi concedido pelo governo de Sua Majestade a Rainha Vitória, por uma indicação do Vice-Rei da Índia, o Lord Curzon, em 1900.

[2] Dewan Bahadur ou Diwan Bahadur foi um título de alta honra concedido pelo governo britânico na Índia. Era concedido a indivíduos que desempenharam um serviço fiel ou atos de bem-estar público à nação. Poucas pessoas ilustres tiveram a honra de recebê-lo. Os agraciados em sua maioria eram os governantes dos principados do Império Indiano (Marajás, Rajás, Primeiros-Ministros etc.).

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Texto traduzido a partir do original em inglês por Jaimini Dasa (Robson Gimenes),

Emissário (Acharya), do Ashram Sarva Mangalam, da Suddha Dharma Mandalam.

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https://www.dharmadispatch.in/culture/sri-s-subramania-iyers-service-to-the-dharma-rakshana-sabha?fbclid=IwAR0_yo64YoILrZ9VYjZKGAlXgkqrvmuMum6HziFQBGx0-ISCJuLwbaZLgbw