ESTUDO DO YOGA
Don Benjamín Guzmán Valenzuela (Sri Vájera Yogue Dasa)
9 de janeiro de 1932
Um pensamento de pureza nos trará pureza. No Yoga ao fazer meditação, escolhemos Mestres, em vez de cruzes ou rosas, como fazem os rosacruzes (uma cruz rodeada de rosas). Estas são coisas materiais. A arquitetura da meditação é a fixação ou ângulo que faz a visão, pegando-a de um ponto; isso tem por objetivo despertar o chakra (ou o olho interno). Os místicos elevam tão fortemente a sua imaginação, que desenvolvem o chakra frontal; para conseguir isso é necessário ter uma grande fixação mental.
Em quinze minutos de meditação, a mente divagará muito, é necessário manter o pensamento, porque ainda que seja um segundo de fixação, já é um progresso. No dia seguinte, conseguirá outro tanto. No outro, é possível que tenha muitas preocupações e não consiga fixar-se em absolutamente nada. Esta pessoa crê que perdeu o seu tempo. Sem dúvida, obteve um grande proveito. Não importa se o êxito não for imediato. Eles chegarão com o esforço a ter absoluta fixação mental.
Rabindranath Tagore chega a oito horas de meditação sustentada.
Naturalmente que estes seres praticamente já nascem meditando. Santa Teresa relata que ela levou dez anos de luta para aquietar a sua mente. Aqui temos um exemplo de persistência enorme, ela não muda a sua maneira de ser até obter o triunfo.
Já temos a base para fazer a meditação. Somente com fixação, com toda a força cravada, partiremos a semente, que algum dia brotará, produzindo os seus frutos.
Não há que temer que isso chegará a acontecer, de acordo com a medida de nosso esforço.
Com a irradiação de alegria, há de fazer igual. Imaginando que no fundo de nossa alma há um sol radiante. Sustentar essa ideia, sem mudar de ângulo. Se chegam a realizar na forma correta, eu lhes asseguro todo tipo de benefícios.
Na Sociedade Teosófica, em suas práticas ocultas, eles têm esta meditação do sol.
Eu medito em meu espírito que é mais radiante que o sol, mais sutil que o éter, com a transcendência de sabedoria e de poder. Quem deu à Sociedade Teosófica foi o Iniciador da Suddha Dharma, Subrahmanya Iyer , deixando assim essa instituição com caráter oculto.
A adoração que praticam algumas monjas, consiste em imaginar Cristo presente, na hóstia consagrada, exposta no cibório , sentindo Deus, a Luz Divina no próprio coração. As pessoas ao comungar se unificam com Deus, pensando que Deus está dentre deles.
Cristo assinala o seu coração luminoso. Santa Teresa conta que encontra a trindade dentro dela. Isto é, Deus em Suas três pessoas e indivisível ao mesmo tempo. Se um iniciado encontra Deus em seu coração, ele o encontra todo Ele: Pai, Filho e Espírito Santo, igual aos três poderes cósmicos.
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Texto traduzido a partir do original em espanhol por Jaimini Dasa (Robson Gimenes),
Emissário (Acharya), do Ashram Sarva Mangalam, da Suddha Dharma Mandalam.
ESTUDIO DE YOGA
Don Benjamín Guzmán Valenzuela
9 de enero de 1932
Un pensamiento de pureza, nos traerá pureza. En Yoga al hacer meditación, escogemos Maestros en vez de cruces o rosas, como hacen los rosacruces (una cruz rodeada de rosas). Estas son cosas materiales. La arquitectura de la meditación es la fijeza o ángulo que hace la vista, pegándola a un punto; esto tiene por objeto despertar el chacra u ojo interno. Los místicos elevan tan fuertemente su imaginación, que desarrollan el chacra de la frente; para conseguir esto es necesario tener una gran fijeza mental.
En un cuarto de hora de meditación, la mente divagará mucho, es necesario sujetar el pensamiento, porque aunque sea un segundo de fijeza, ya es progreso. Al día siguiente logrará otro poquito. Al subsiguiente, es posible que tenga muchas preocupaciones, y no consiga fijarse absolutamente nada. Esta persona cree que ha perdido su tiempo. Sin embargo ha obtenido un gran provecho. No importa si el éxito no es inmediato. Llegarán con el esfuerzo a tener absoluta fijeza mental.
Rabindranath Tagore alcanza ocho horas de meditación sostenida.
Naturalmente que estos seres, se puede decir que nacen meditando. Santa Teresa relata que a ella le costó diez años de lucha para aquietar su mente. Aquí tenemos un ejemplo de persistencia enorme, ella no cambia su manera de ser hasta obtener el triunfo.
Ya tenemos la base de hacer meditación. Solamente con fijeza, con toda la fuerza clavada, partiremos la semilla, que algún día brotará, produciendo sus frutos.
No hay que temer que esto llegará a realizarse, según sea la medida de nuestro esfuerzo.
Con la irradiación de alegría, hay que hacer igual. Imaginando que en lo profundo de nuestra alma hay un radiante sol. Sostener esta idea, sin cambiar de ángulo. Si llegan a realizarlo en debida forma, les aseguro toda clase de beneficios.
En la Sociedad Teosófica, en sus prácticas ocultas, tienen esta meditación del sol.
Yo medito en mi espíritu que es más radiante que el sol, más sutil que el éter, con trascendencia de sabiduría, poder. Quien la dio a la Sociedad teosófica fue el iniciador del Suddha Dharma, Subraman Aiyar, quedando así esta institución con carácter oculto.
La adoración que practican algunas monjitas, consiste en imaginarse a Cristo presente, en la hostia consagrada, expuesta en el copón. Sintiendo a Dios, Luz divina en el propio corazón. Las personas al comulgar se unifican con Dios, pensando que Dios está dentro de ellos.
Cristo señala su corazón luminoso. Santa Teresa cuenta, encontrar la trinidad dentro de ella. Es decir, a Dios en sus tres personas e indivisible a la vez. Si un iniciado encuentra a Dios en su corazón, lo encuentra a todo Él. Padre, Hijo y Espíritu Santo, igual a los tres poderes Cósmicos.