NAVARATRI
Como outros festivais na Índia, Navaratri tem um significado
muito rico.
De um modo, Navaratri simboliza o processo do aspirante espiritual.
Durante essa jornada espiritual, o aspirante deve passar por três estágios
personificados por Durga, Lakshmi e Saraswati.
Depois ele ou ela entram no plano do infinito, onde a pessoa realiza o Ser.
Navaratri, que literalmente significa
“nove noites”, dedica três dias de adoração para o Divino nas formas de Durga,
Lakshmi e Saraswati.
O décimo dia, no entanto, é o mais importante, e é conhecido como o “Dia da
Vitória”.
A razão por trás da adoração de Durga, Lakshmi e Saraswati
está enraizada na filosofia em que o Absoluto - ausente de atributos, só pode
ser conhecido através do mundo de atributos – a jornada do conhecido ao
desconhecido.
Assim, é dito que Shiva, que simboliza a consciência pura, só pode ser
conhecido através de Shakti, que representa a Divina Energia.
E é por isso que as pessoas adoram
Shakti, que é Devi, em Suas várias manifestações.
As diferentes fases
do processo espiritual são refletidos em seqüência durante as celebrações de
Navaratri. Durante os três primeiros dias, Durga é adorada.
Ela personifica o aspecto de Shakti que destrói as nossas tendências negativas.
O processo de tentar controlar nossos sentidos é similar a guerra onde a mente
resiste a todos as tentativas de controle sobre ela.
Assim, nas estórias dos Puranas (escritura) simbolicamente descreve Devi na
forma de Durga, guerreira que destrói os Asuras (demônios).
Todavia, conseguir alívio temporário das garras das vasanas
não garante a Liberação permanente.
As sementes das vasanas se manterão dormente internamente.
Por isso, devemos banhá-las com
qualidades positivas.
O Bhagava Gita se refere a essas
qualidades como daiva-sampat, que literalmente significa “Riqueza Divina”.
Consequentemente a adoração a Lakshmi
acontece nos três dias seguintes.
Lakshmi não somente concede a riqueza e prosperidade mundana, Ela concede de
acordo com a necessidade de Seus filhos.
Somente aquele possuído de daiva-sampat, estará apto a
receber o conhecimento do Supremo.
Assim, os três últimos dias são
dedicados a Saraswati, a incorporação do Conhecimento. Ela é descrita usando
sari puro-branco, que simboliza a iluminação da Verdade Suprema.
O décimo dia é Vijaya Dashami, ou festival da vitória, que
simboliza o momento em que a Verdade nasce no interior.
Com isso, a significância de cada
estágio de adoração tem claras parábolas correspondentes aos diferentes
estágios da Sadhana (práticas espirituais).
Primeira: as tendências negativas precisam ser controladas;
Segunda: as qualidades necessitam ser assimiladas;
Terceira: depois de ganhar necessária
pureza mental, conhecimento espiritual deve ser adquirido.
Somente então, o sadhak (aspirante espiritual) irá atingir a iluminação
espiritual.