CONVERSA SOBRE INICIAÇÕES
Don Benjamín Guzmán Valenzuela
12 de agosto de 1938
Aquele que tiver ouvidos para ouvir que os
afine bem para compreender em sua totalidade a importância que tem o seguinte:
É necessário poder ouvir o que não se diz! Assim,
nas reuniões que eram realizadas na instituição, por ocasião da Meditação do
Lótus Branco, alguns irmãos receberam iniciações dadas por um ou mais Mestres.
Alguns tiveram visões astrais, outros receberam no final, quando o Japa foi
recitado, aquela força que desperta o ouvido sutil e, então, perceberam sons,
ruídos ou melodias dos diferentes planos.
Estas iniciações são muito delicadas, porque
podem causar a morte do discípulo, se ele não estiver preparado, porque ele não
pôde resistir à força do toque da energia do Mestre. Há um Mestre que dá a
iniciação e outros que ajudam para que esse choque vibracional seja suportado
pelo discípulo; daí, vem o cansaço, o grande calor que percorre todo o corpo e
até o desmaio dos discípulos.
Antes de receber uma iniciação maior, os
Mestres dão as menores, que são 101 no total. Cada uma delas tem seus fenômenos
particulares. Outras iniciações dão sonhos simbólicos e proféticos. Às vezes, e
quando o discípulo pode resistir, três ou quatro iniciações são conferidas a
ele de uma vez. Os Hierarcas, quando concedem uma iniciação, fazem como o
camponês, que semeia uma semente e que se coloca no campo da alma de um Dasa (servidor).
Desta forma, pode-se despertar a semente da audição, da visão, do tato etc. Assim
como a semente que inicia um caminho de evolução pode ser perdida ou pode ser
sufocada pelas ervas daninhas que crescem ao seu redor e que são retiradas, os
discípulos, ao receberem a semente da iniciação, entram em um caminho de
perfeição superior e, então, os Mestres lhes dão testes para ver como eles usam
esses poderes divinos. Estas não são testes de polichinelo (como Madame
Blavatski as chamava), como em outras organizações, mas testes pelos quais o
Dasa deve passar, para que o Mestre possa ver como ele usa esses poderes, no
que diz respeito à sua paciência, sua raiva, seu ressentimento, seu ódio, sua vontade
e seu caráter. Esses testes apresentam dificuldades em casa, na família, no escritório,
nos negócios etc. Tentações de todas as formas abalam o discípulo,
independentemente do sexo ou idade. Essas tentações não só vêm para o plano
físico, mas também para o plano astral e mental.
Não devemos acreditar, no entanto, que os
Mestres cuidem de todas as nossas ações, não! Eles não se preocupam com essas
coisas. Mas quando chega a hora de receber uma nova iniciação, de regar a
pequena planta para que ela cresça e dê novas folhas, flores e frutos
aromáticos e sejam cor-de-rosa, o Mestre se conecta astralmente com o Dasa, e
sobe para o Plano Akáshico, onde são registradas todas as nossas ações, boas e
más, e então ele vê o comportamento do discípulo com as iniciações conferidas.
Se, então, o Mestre nos achar dignos de receber uma nova iniciação para que
possamos ter maior força nos sentidos astrais, ele a dá a nós. Devemos,
portanto, tentar manter o livro de nossa alma bem branco para que o Mestre
possa nos achar dignos e preparados para dar maior brilho e luz às nossas lamparinas.
Não sejamos com as “Virgens Tolas” e
cuidemos do óleo de nossas lamparinas para que, quando nosso julgamento chegar,
estejamos preparados para receber a luz que o Mestre, o Cristo, nos conferirá.
Uma iniciação que eles costumam dar é a do
AMOR, que é de grande delicadeza, porque esse Amor divino que é sentido para
com toda a Criação, Terra, água, plantas, animais e homens sem qualquer
distinção, pode ser trocado em animal, se o iniciado não tiver um controle
perfeito sobre si mesmo; então, em vez de ser a escada de mármore branco que
nos leva a Deus, é a causa de nossa perdição e nossa ruína.
Esse verdadeiro Amor deve ser como o de São
Francisco de Assis, que beija as feridas de um leproso e elas saram.
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Texto traduzido a partir do original
em espanhol por Jaimini Dasa (Robson Gimenes),
Emissário (Acharya), do
Ashram Sarva Mangalam, da Suddha Dharma Mandalam.
Charla de Benjamín Guzmán
Valenzuela
12 de Agosto de 1938
Hay que poder
oír lo que no se dice. Así en las reuniones que se hicieron en la institución
con ocasión de la meditación del Loto Blanco, algunos hermanos recibieron
iniciaciones dadas por uno o varios Maestros. Algunos tuvieron visiones
astrales, otros recibieron al final cuando se recitaba el Japa aquella fuerza
que despierta el oído sutil, y, entonces percibieron sonidos, ruidos o melodías
de los diferentes planos.
Estas
iniciaciones son muy delicadas porque pueden provocar la muerte del discípulo
si este no se encuentra preparado, porque no podría resistir la fuerza del
toque de la energía del Maestro. Hay un Maestro que da la iniciación y otros
que ayudan para que esta conmoción vibratoria sea soportada por el discípulo;
de aquí proviene la fatiga, el gran calor que corre por todo el cuerpo, y aún
el desmayo de los discípulos.
Antes de
recibir una iniciación mayor, los Maestros dan las menores que son 101 en
total. Cada una de ellas tiene unos fenómenos particulares. Otras iniciaciones
dan los sueños simbólicos y proféticos. En ocasiones y cuando el discípulo lo
puede resistir, le son conferidas tres o cuatro iniciaciones a la vez. Los
Jerarcas al dar una iniciación, son como un campesino que siembra una semilla y
que se pone en el campo del alma de un Dasa (discípulo). Así se puede despertar
la semilla del oído, de la vista, del tacto, etc. Igual que la semilla que
empieza un camino de evolución puede perderse o puede ser sofocada por la maleza
que crece a su alrededor y que es sacada, los discípulos al recibir la semilla
de la iniciación entran en un camino de perfección superior, y, entonces los
Maestros les dan pruebas para ver como usa de estos poderes divinos. Estas no
son pruebas de polichinela (como las llama Madame Blavatzki) como en otras
organizaciones, sino que pruebas por las cuales el Dasa debe pasar, para que el
Maestro vea como usa de estos poderes, hasta donde llega su paciencia, su ira,
rencor, odio, voluntad y carácter. Estas pruebas se presentan con dificultades
en la casa, familia, oficina, negocios, etc. Tentaciones de todas las formas
sacuden al discípulo sin importar ni sexo ni edad, Estas tentaciones no sólo
vienen al plano físico, sino que también al astral y mental.
No hay que
creer sin embargo que los Maestros vigilan todos nuestros actos, ¡no! Ellos no
se preocupan de estas cosas. Más cuando llega la época de recibir una nueva
iniciación, de regar la plantita para que crezca y de nuevas hojas, flores y
frutos aromáticos y sonrosados, el Maestro se conecta astralmente con el Dasa,
y se eleva al plano Akasico, donde se graban todas nuestras acciones, tanto
buenas como malas y entonces el ve el comportamiento del discípulo con las
iniciaciones conferidas. Si entonces el Maestro nos encuentra dignos de recibir
un nueva iniciación para que tengamos mayor fuerza en los sentidos astrales,
nos la da. Debemos pues tratar de tener bien blanco el libro de nuestra alma
para que el Maestro nos encuentre dignos y preparados para dar mayor brillo y
luz a nuestras lámparas.
No seamos pues
como las “Vírgenes Necias” y cuidemos el aceite de nuestras lámparas para que
cuando llegue nuestro juicio, estemos preparados para recibir la luz que el
Maestro, el Cristo nos conferirá.
Una iniciación
que ellos suelen dar es la del AMOR, que es de gran delicadeza, porque este
Amor divino que se siente hacia todo lo creado, tierra, agua, plantas, animales
y hombres sin distinción alguna, puede trocarse en animal si el iniciado no
tiene un perfecto dominio sobre sí mismo; entonces en vez de ser la blanca
escala de mármol que nos conduce a Dios, es la causa de nuestra perdición y de
nuestra ruina.
Este Amor
verdadero, debe ser como el de San Francisco de Asís, que besa las llagas de un
leproso y estas sanan.