ESTES HIERARCAS SÃO INVOCADOS
NA PRÁTICA DA SAÚDE E
SOB SUA INVOCAÇÃO OFERECEMOS ESTE TRABALHO
INDRA: A principal tarefa do Rei dos Deuses é a de triunfar perpetuamente sobre o demônio Vala e o demônio Vrita, para conquistar a Luz, a Força, a Iluminação e Svar (o Paraíso).
É fundamental o papel de Indra no que se refere ao governo da mente pelo homem. Todos os mitos relativos a ele nos ensinam a importância do correto desempenho que cabe ao aspecto mental na vida dos seres humanos e do obscurecimento que sobrevém à raiz de seu mau uso. Simboliza a Inteligência no mais alto grau de manifestação no homem.
É o Deus do firmamento. Indra significa: Chefe, Senhor, Soberano, etc. Sua arma é o raio, que empunha con sua mão direita. É representado montado em um elefante ou em um cavalo branco. Seu plano es o Svar Loka: Paraíso, mansão dos Deuses e bem aventurados. Este plano representa aquele estado puramente subjetivo de perfeita felicidade em que se encontram as almas dos justos durante o período entre duas encarnações consecutivas.
PUSHAM: O Agregador, nosso camarada, o companheiro de nosso ser mental iluminado (Indra), tem um triplo papel. Nos ajuda a conservar o que já temos de força, de conhecimento e de iluminação; vela para que não sejamos alcançados, nem diminuídos. Por outra parte, nos traz o que perdemos. E, finalmente, é o Senhor do Crescimento; nos faz alcançar nossa plena estatura, conquista para nós as plenitudes. É o Senhor do Caminho, a Via ou a Trilha, conhece todas as suas etapas, aparta os obstáculos e os inimigos que querem fechar a nossa rota ou nos retardar. Também é conhecido como Pai Sustentador; nutre e provê o alimento.
GARUDA: Representa a aspiração à verdade e à força espiritual nos planos superiores. Ave gigantesca (de figura de águia) que serve para ser cavalgado por Vishnu. Também é conhecido como Khageshvara (rei das aves), Nagantaka (destruidor de serpentes), Vishnu-ratha (veículo de Vishnu) etc. Esotericamente, representa um Grande ciclo Cósmico (Maha-Kalpa).
As serpentes são os guardiães das verdades espirituais no plano terrestre e material, Garuda as destrói e conduz o discípulo meritório aos mais altos planos espirituais. Garuda é evidentemente, a montaria de Vishnu, protetor e conservador do Universo, pois se os homens não tiveram em si a aspiração que ele representa, como poderia Vishnu conservar o mundo? Não tendo mais objetivos, nem mais possibilidades de superar seu estado atual – ou seja, de evoluir positivamente – o mundo se desintegraria por si só.
BRIHASPATI: Literalmente “Grande Senhor”. É o Guru personificado (mestre) e sacerdote dos Deuses. É um Deus e um grande Sábio. Antes de tudo, é o mestre do Verbo Criador, da palavra inspirada. Seu grito, que é o “Trono do Céu”, dispersa os nevoeiros, rompe as montanhas rochosas (Adri, símbolo da existência formal, da natureza física, rígida e limitada) em que se cerra a Verdade; mata os inimigos com os Hinos de iluminação e aniquila os demônios pelo Verbo Divino, para finalmente tornar visível o Paraíso (Svar). Este Deus das sete bocas, de nascimento múltiplo, dos sete raios, da língua estática, é o pensamento completo da Verdade; ele é quem estabeleceu firmemente os limites e as definições da terra, da consciência material; Brihaspati é particularmente o Sacerdote del Verbo.
Traduzido pelo Acharya, Vidya Vinayaka Dasa (Augusto Cunha)
SDM - Ashram Sarva Mangalam – São Paulo (capital)
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ESTOS JERARCAS SON INVOCADOS
EN LA PRACTICA DE LA SALUD Y
BAJO SU INVOCACIÓN OFRECEMOS ESTE TRABAJO
INDRA: La principal tarea del Rey de los Dioses es la de triunfar perpetuamente sobre el demonio Vala y el demonio Vrita, para conquistar la Luz, la Fuerza, la Iluminación y Svar (el Paraíso).
Es fundamental el papel de Indra en lo relativo al gobierno de la mente por el hombre. Todos ellos mitos relativos a él nos enseñan la importancia del correcto desempeño que le cabe al aspecto mental en la vida de los seres humanos y del oscurecimiento que sobreviene a raíz de su mal uso. Simboliza la Inteligencia en el más alto grado de manifestación en el hombre.
Es el Dios del firmamento. Indra significa: Jefe, Señor, Soberano, etc. Su arma es el rayo, que empuña con su diestra. Se le representa montado en un elefante o en un caballo blanco. Su plano es el Svar Loka: Paraíso, mansión de los Dioses y bienaventurados. Este plano representa aquel estado puramente subjetivo de perfecta felicidad en la que se hallan las almas de los justos durante el período que media entre dos encarnaciones consecutivas.
PUSHAM: El Acrecentador, nuestro camarada, el compañero de nuestro ser mental iluminado (Indra), tiene un triple papel. Nos ayuda a conservar lo que ya tenemos de fuerza, de conocimiento y de iluminación; vela para que no seamos alcanzados ni disminuidos. Por otra parte, nos trae lo que hemos perdido. Y, finalmente, es el Señor del Crecimiento; nos hace alcanzar nuestra plena estatura, conquista para nosotros las plenitudes. Es el Señor del Camino, la Vía o el Sendero, conoce todas sus etapas, aparta los obstáculos y los enemigo que quieren cerrarnos la ruta o retardarnos. Se lo conoce, además, como Padre Sustentados; nutre y provee el alimento.
GARUDA: Representa la aspiración a la verdad y a la fuerza espiritual en los planos superiores. Ave gigantesca (de figura de águila) que sirve de cabalgadura a Vishnú. También se lo conoce como Khageshvara (rey de las aves), Nagantaka (destructor de serpientes), Vishnú-ratha (vehículo de Vishnú) etc. Esotéricamente representa un Gran ciclo Cósmico (Maha-Kalpa).
Las serpientes son los guardianes de las verdades espirituales en el plano terrestre y material, Garuda las destruye y conduce al discípulo meritorio a los más altos planos espirituales. Garuda es evidentemente, la montura de Vishnú, protector y conservador del Universo, pues si los hombres no tuvieran en sí la aspiración que él representa, ¡Cómo podría Vishnú conservar al mundo? No teniendo más objetivos ni más posibilidades de superar su estado actual – es decir, de evolucionar positivamente – el mundo se desintegraría por sí solo.
BRIHASPATI: Literalmente “Gran Señor”. Es el personificado Gurú (maestro) y sacerdote de los Dioses. Es a la vez un Dios y un gran Sabio. Ante todo es el maestro del Verbo Creador, de la palabra inspirada. Su grito, que es el “Trueno del Cielo”, dispersa las tiniebla, rompe las montañas rocosas (Adri, símbolo de la existencia formal, de la naturaleza física, rígida y limitada) en que se ha encerrado la Verdad; mata a los enemigos por los Himnos de iluminación y aniquila a los demonios por el Verbo Divino, para finalmente hacer visible el Paraíso (Svar). Este Dios de las siete bocas, de nacimiento múltiple, de los siete rayos, de la lengua extática, es el pensamiento completo de la Verdad; él es quien ha establecido firmemente los límites y las definiciones de la tierra, de la conciencia material; Brihaspati es particularmente el Sacerdote del Verbo.